4ª Escola Avançada de Física Experimental
12 de novembro de 2018

Objetivo da escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas é proporcionar ao aluno uma imersão na física experimental

4ª Escola Avançada de Física Experimental

Objetivo da escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas é proporcionar ao aluno uma imersão na física experimental

12 de novembro de 2018

 

Agência FAPESP – A quarta edição da Escola Avançada de Física Experimental do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) será realizada de 4 a 15 de fevereiro de 2019, no Rio de Janeiro.

O objetivo da escola é proporcionar ao aluno uma imersão na Física Experimental. Os alunos, divididos em pequenos grupos, passarão duas semanas desenvolvendo um projeto e, para isso, terão equipamentos de ponta. O público-alvo é formado por alunos da graduação, mestrado e doutorado em Física, Química, Biofísica, Engenharias e áreas correlatas.

As atividades da Escola Avançada serão divididas em 10 módulos temáticos: 1) Aspectos experimentais da informação quântica via RMN; 2) Biomateriais nanoestruturados para aplicação em biossensores; 3) Caracterização de materiais por espectroscopia Mössbauer; 4) Compostos magnéticos moleculares; 5) Espectroscopia e nanoscopia de interfaces; 6) Estudo do movimento de bactérias magnéticas; 7) Instrumentação de física de partículas I: cintiladores; 8) Instrumentação de física de partículas II: detectores a gás (RPC); 9) Materiais supercondutores; e 10) Nanomagnetismo e spintrônica.

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento até 20 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 80. O evento acontecerá nas dependências do CBPF, localizado na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro.

Mais informações: http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2019/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.