Cerimônia comemora aniversário da unidade inaugurada em 10 de novembro de 1967 com apenas um computador IBM 1130
Cerimônia comemora aniversário da unidade inaugurada em 10 de novembro de 1967 com apenas um computador IBM 1130
Agência FAPESP – O Centro de Computação (CCUEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, no dia 17 de dezembro, às 14h30, cerimônia para comemorar seus 45 anos de atividades. O evento será no auditório da unidade.
De acordo com a Unicamp, o CCUEC foi inaugurado em 10 de novembro de 1967, com o nome de Centro de Processamento de Dados. Na época, ficava instalado no prédio onde hoje funciona o Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Ligado à Faculdade de Engenharia da Unicamp, ainda não existia como unidade, contava apenas com um computador IBM 1130 e atendia basicamente às atividades de ensino, no que se refere ao processamento de trabalhos dos alunos. Em 1969 passou também a servir à administração, processando a folha de pagamento dos funcionários.
Em 15 de abril de 1969, com a publicação da portaria GR 31/69, o Centro de Processamento de Dados da Unicamp foi promovido a Centro de Computação, que em 1971 tornou-se um órgão subordinado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). Nesse período já estava instalado no campus da Unicamp e o diretor era o professor Odelar Leite Linhares.
Em 1973, o Centro de Computação passou a ser subordinado diretamente à Reitoria, ficando assim até 1998, quando ocorreu a sua vinculação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), onde permanece até os dias atuais.
Mais informações: www.ccuec.unicamp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.