FMUSP e Icesp promovem Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo e Endoscopia
FMUSP e Icesp promovem Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo e Endoscopia
Agência FAPESP – A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) promovem entre os dias 1º e 5 de julho o 40º Gastrão – Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo e Endoscopia.
O encontro abordará aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças benignas e malignas do sistema digestivo, bem como transplantes e os impactos das novas tecnologias, como a robótica, na prática cirúrgica. Especialistas também apresentarão resultados de pesquisas recentes e promissoras na área de videolaparoscopia, endoscopia, ecoendoscopia, cirurgia bariátrica e metabólica.
No dia 1º de julho, ocorrerá o Simpósio Internacional de Doenças do Pâncreas e Cirurgia do Aparelho Digestivo FMUSP/Mayo Clinic – EUA; já no dia 2 haverá o 4º Simpósio de Oncologia Clínica e Cirúrgica do Aparelho Digestivo.
Nas duas ocasiões, os participantes poderão votar, com um aparelho eletrônico, em alternativas referentes às condutas diagnósticas, terapêuticas ou cirúrgicas propostas pelos debatedores sobre os casos clínicos apresentados.
Entre os palestrantes convidados para o 40º Gastrão estão Barham K. Abu Dayyeh (Mayo Clinic, Rochester), Jose G. Guillem (Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova York), Michael B. Farnell (Mayo Clinic), Michael L. Kendrick (Mayo Clinic), Santhi Swaroop Vege (Mayo Clinic) e Scott A. Shikora (Harvard Medical School), dos Estados Unidos; Luis Gramática (Universidad Nacional de Córdoba), da Argentina; e Hiroya Takeuchi (Keio University School of Medicine), do Japão.
Mais informações e inscrições: www.gastrao.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.