Evento, que será realizado na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo, discutirá regulamentação da educação social como profissão no Brasil
Evento, que será realizado na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo, discutirá regulamentação da educação social como profissão no Brasil
Agência FAPESP – A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) sediará, entre os dias 21 e 24 de abril, o 3º Congresso Internacional de Pedagogia Social.
Os temas da regulamentação da educação social como profissão no Brasil e da organização dos educadores sociais como categoria profissional serão o eixo central do evento, que terá participação de convidados da Inglaterra, Alemanha, Espanha, Cuba, Argentina e Uruguai.
A programação inclui a constituição da Associação Brasileira de Pedagogia Social, com eleição da diretoria e de delegados nos estados brasileiros. Estarão abertas também as inscrições para apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação oral, publicação e pôster.
A conferência de abertura do evento, com o tema “Perspectivas latino-americanas para a Pedagogia Social”, será apresentada por Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen (Alemanha).
“Da formação à profissionalização: os desafios da Pedagogia Social no contexto ibero-americano” será o tema de José Antonio Caride Gomes, da Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social (Espanha). Violeta Nuñez, da Universidad de Barcelona (Espanha), apresentará a conferência “As armadilhas teóricas e conceituais da pedagogia social em construção”.
As mesas-redondas discutirão temas como “O que fazemos no Brasil é educação não formal ou educação social?”, “As instituições da Pedagogia Social”, “Educação social em regimes de privação da liberdade”, “Educação social na infância, adolescência e juventude”, “Educação social na escola de tempo integral” e “Perspectiva da religião e da espiritualidade na educação social”.
Mais informações: www.usp.br/pedagogiasocial
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.