Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental promove debate on-line sobre teoria das cordas a partir dos livros O Universo Elegante e The Trouble with Physics
Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental promove debate on-line sobre teoria das cordas a partir dos livros O Universo Elegante e The Trouble with Physics
Agência FAPESP – O terceiro encontro do clube do livro Sci-SAIFR, do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), será realizado amanhã (23/06), em formato virtual.
No Clube do Livro ICTP-SAIFR, cientistas convidados escolhem um livro para debater campos da física que perpassam as narrativas, promovendo um encontro entre ciência e literatura.
O tema desta edição será teoria de cordas, com apresentação do professor Nathan Berkovits, do ICTP-SAIFR. Ele discutirá o estado atual desse campo de pesquisa e responderá a perguntas e comentários sobre os livros Universo Elegante, de Brian Greene, e The Trouble with Physics, de Lee Smolin.
O Universo Elegante, cuja adaptação para a TV foi ganhadora do Emmy, nos Estados Unidos, apresenta de modo acessível a teoria de cordas de uma perspectiva bastante otimista. Já a obra de Smolin apresenta uma perspectiva crítica da teoria de cordas e a usa de estudo de caso para debater um problema que ele considera mais geral na ciência contemporânea: a falta de base experimental para as grandes teorias.
A atividade será transmitida a partir das 19 horas, pelo Zoom. Para receber o link de transmissão, os interessados devem se inscrever por formulário on-line.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/clube-do-livro/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.