3ª Jornada de Estudos: São Paulo colonial em perspectiva
19 de maio de 2025

Evento no Museu do Ipiranga reunirá 27 pesquisadores em três dias de programação e contará com performances musicais

3ª Jornada de Estudos: São Paulo colonial em perspectiva

Evento no Museu do Ipiranga reunirá 27 pesquisadores em três dias de programação e contará com performances musicais

19 de maio de 2025

 

Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, receberá entre 4 e 6 de junho a terceira edição da “Jornada de Estudos: São Paulo colonial em perspectiva”.

O evento visa divulgar as novas pesquisas sobre as antigas capitanias de São Paulo e de São Vicente e pretende superar heranças nacionalistas, regionalistas e ufanistas da interpretação historiográfica de São Paulo colonial, além de compreender esse espaço no âmbito mais amplo dos impérios português e espanhol, em seus contatos com a África e a Europa moderna, dentro (ou fora) das monarquias ibéricas e católicas.

Os participantes terão acesso às exposições “Uma história do Brasil, Passados Imaginados, Casas e Coisas e Mundos do Trabalho”, além da exposição temporária, que dialogam com as questões abordadas no evento.

No primeiro dia, o público poderá assistir a uma apresentação conjunta da USP Filarmônica e Coros Acadêmico e Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) com obras coloniais paulistas e de compositores e poetas.

As mesas abordarão temas como protagonismos indígenas e africanos; circulação de conhecimentos e artefatos; dinâmicas socioeconômicas e ambientais; fontes e arquivos; representações e memórias e lançamentos editoriais. O encerramento será marcado pelo lançamento de livros e momento de autógrafos com autores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até domingo (25/05), pelo Sistema Apolo da USP.

As atividades ocorrerão das 9h às 18h. O endereço do Museu do Ipiranga é rua dos Patriotas, 20, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: https://tinyurl.com/y9eu69cw.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.