Encontro na Argentina terá como tema “Difração de raios X e nêutrons em materiais policristalinos” e contará com aulas de pesquisadores como Eduardo Granado (LNLS) e Aldo Craievich (USP)
Encontro na Argentina terá como tema “Difração de raios X e nêutrons em materiais policristalinos” e contará com aulas de pesquisadores como Eduardo Granado (LNLS) e Aldo Craievich (USP)
Agência FAPESP – Os pesquisadores Aldo Felix Craievich, da Universidade de São Paulo (USP), e Eduardo Granado, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), são os palestrantes brasileiros da 3ª Escuela de la Asociación Argentina de Cristalografía, que ocorrerá entre 7 e 18 de novembro, no Instituto Balseiro – Centro Atômico Bariloche, na Argentina.
Com o tema “Difração de raios X e nêutrons em materiais policristalinos”, o evento contará com a participação de especialistas da França, Argentina e Brasil e é dividido em duas partes, sendo as aulas teóricas realizadas durante o período da manhã, e as classes práticas, no período da tarde.
No encontro serão abordados temas como “Difração de pó de raios X e de nêutrons”, “Método de Rietveld”, “Introdução e processamento de dados avançados de raios X e nêutrons utilizando Fullprof Suite", "Radiação síncrotron e aplicações" e "Aplicações de técnicas de difração para problemas metalúrgicos".
Granado é formado em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado no NIST Center for Neutron Research (Estados Unidos). Atualmente, é professor do Instituto de Física da Unicamp e colaborador do LNLS, onde coordena a linha de luz dedicada à difração de pó (XPD).
Craievich é professor do Instituto de Física da USP e desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada, com ênfase em estruturas e transformações estruturais de sólidos e cristalografia.
No evento, ambos ministrarão aulas no módulo que será focado nas fontes de luz síncrotron, difração de nêutrons e aplicações das técnicas de difração na metalurgia.
Mais informações e inscrições: www.cab.cnea.gov.ar/aacr/escuela.php
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.