Evento homenageia a obra do escritor irlandês James Joyce sob o tema “Coletivo Joyce”, com participação da atriz Bete Coelho e dos compositores Cid Campos e Edvaldo Santana
Evento homenageia a obra do escritor irlandês James Joyce sob o tema “Coletivo Joyce”, com participação da atriz Bete Coelho e dos compositores Cid Campos e Edvaldo Santana
Agência FAPESP – A Casa Guilherme de Almeida e a Casa das Rosas celebram hoje (15/06) e amanhã (16/06) o 35º Bloomsday. Tradicionalmente realizado em diversos países, o evento é dedicado à obra do escritor irlandês James Joyce e desta vez acontecerá na cidade de São Paulo, com uma programação especial para 2022, ano em que se completam 100 anos do lançamento do romance mais famoso do autor, Ulysses.
O evento será aberto hoje pela Casa Guilherme de Almeida, a partir das 16 horas, com palestra on-line de Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, sobre o sexto episódio de Ulysses, o “Hades”, relacionando-o com o Canto XI da Odisseia de Homero. A atividade será transmitida pelo canal do museu no YouTube.
Em seguida, a Casa Guilherme de Almeida, em parceria com o Consulado Geral da Irlanda, oferecerá, presencialmente, a exibição do filme “100 anos de Ulysses”, produzido na Irlanda pelos canais RTÉ e ARTE, além de um programa com falas de representantes da comunidade irlandesa em São Paulo e uma apresentação musical preparada pelo Consulado.
Amanhã, no Dia de Bloom, a Casa das Rosas realizará a tradicional programação em celebração à obra de Joyce. A partir das 17 horas, no jardim do museu, em frente ao Café da Casa, o público poderá desfrutar das opções de comes inspirados na culinária irlandesa. Na atual edição haverá apresentação de leituras de fragmentos de diversos capítulos do romance.
O evento também contará com lançamentos de novas edições de obras do romancista, performances, com participação especial da atriz Bete Coelho, e apresentações de músicas e danças irlandesas, além de evocar ressonâncias da obra de Joyce na criação de escritores brasileiros, entre eles Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guimarães Rosa, Haroldo de Campos e Clarice Lispector.
Os endereços da Casa Guilherme de Almeida e da Casa das Rosas são, respectivamente, rua Macapá, 187, Perdizes, São Paulo e av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo.
Mais informações: https://bit.ly/3HkIwbQ.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.