33º Encontro Anual da Anpocs
16 de outubro de 2009

Com foco no cenário político, evento em Caxambu (MG) discutirá temas como América Latina, 20 anos da queda do Muro de Berlim, cidades, meio ambiente, família e sexualidade

33º Encontro Anual da Anpocs

Com foco no cenário político, evento em Caxambu (MG) discutirá temas como América Latina, 20 anos da queda do Muro de Berlim, cidades, meio ambiente, família e sexualidade

16 de outubro de 2009

 

Agência FAPESP – A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entidade que representa centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam na área das ciências sociais, realizará, de 26 a 30 de outubro, a 33ª edição de seu encontro anual.

Em 2009, os debates do evento se concentrarão no cenário político, envolvendo temas como América Latina, 20 anos da queda do Muro de Berlim, cidades, meio ambiente e sexualidade, entre outros.

A previsão dos organizadores é de que o encontro tenha mais de 3 mil participantes, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de antropologia, sociologia e ciência política.

A programação do evento incluirá 21 mesas-redondas, 41 grupos de trabalho com 692 apresentações, seis cursos, sete fóruns, três simpósios, três conversas com o autor, exposições de fotos e sessões de vídeo.

A Conversa com o Autor, que coloca em contato profissionais de vasta experiência com jovens pesquisadores, terá importantes nomes das ciências sociais, como os professores Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, Otávio Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e José de Souza Martins, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e conselheiro da FAPESP.

O Encontro Anual da Anpocs terá três conferências de convidados estrangeiros: a antropóloga Marylin Strathern, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), o cientista político Torcuato Di Tella, da Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires (Argentina), e o sociólogo e filófoso Hauke Brunkhorst, da Universidade Flensburg (Alemanha).

O antropólogo Florian Mühlfried, do Instituto Max Planck (Alemanha), participará de mesa-redonda sobre os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Martina Löw, da Technische Universität Darmstadt (Alemanha), também estará presente no encontro.

Mais informações: www.encontroanpocs.org.br/2009
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.