30º Congresso Brasileiro de Espeleologia
19 de junho de 2009

Evento, que ocorrerá em Montes Claros (MG), irá comemorar os 40 anos da Sociedade Brasileira de Espeleologia e debaterá o tema “Difusão da Ciência Espeleológica”

30º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Evento, que ocorrerá em Montes Claros (MG), irá comemorar os 40 anos da Sociedade Brasileira de Espeleologia e debaterá o tema “Difusão da Ciência Espeleológica”

19 de junho de 2009

 

Agência FAPESP – O tema “Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais” será o eixo central do 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de julho, em Montes Claros (MG).

O evento irá comemorar os 40 anos de história da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e dos 20 anos do Espeleogrupo Peter Lund.

As demais temáticas trabalhadas em mesas-redondas durante o evento incluem: “Unidades de Conservação em áreas cársticas, manejo e uso público”, “A Escola Brasileira de Espeleologia” e “Legislação espeleológica”.

A mesa-redonda “Manejo de áreas cársticas e cavernas” será coordenada por Heros Augusto Santos Lobo, coordenador da Seção de Espeleoturismo da SBE. Outra mesa-redonda, composta por juristas e estudiosos da legislação ligada à espeleologia, tratará do Decreto 6640/2008, abordando os pontos legais que levaram à Ação Direta de Inconstitucionalidade do decreto perante o Superior Tribunal Federal, a jurisprudência das cavidades naturais no Brasil e critérios de relevância para classificação de cavernas.

“Parque Nacional Cavernas do Peruaçu” será o tema de uma mesa-redonda que tem o objetivo de contribuir para o processo de abertura do novo parque. O debate reunirá representantes das diversas instituições e atores do processo, que apontarão as principais dificuldades encontradas.

Além de assistir às mesas-redondas, os congressistas poderão participar de minicursos, visitas às cavernas da região, workshops e um concurso fotográfico.

Mais informações: www.sbe.com.br/30cbe.asp

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.