Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 7 a 10 de outubro, em Caxambu (MG), marcará as três décadas de atuação da entidade
Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 7 a 10 de outubro, em Caxambu (MG), marcará as três décadas de atuação da entidade
O evento, que contará com conferências, sessões especiais, minicursos, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros, é dividido em 23 grupos de trabalho que tratam de questões educacionais e pedagógicas, entre eles "História da educação"; "Estado e política educacional", "Alfabetização, leitura e escrita", "Afro-brasileiros e Educação" e "Política de Educação Superior".
O objetivo é divulgar a produção acadêmica e promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, docentes e estudantes da pós-graduação na área da educação, além de estimular a produção de novos estudos em áreas pouco exploradas. A reunião da entidade, que possui 82 programas de pós-graduação associados de universidade de todo o país, contará com cerca de 3 mil participantes.
A mesa de abertura, no dia 7 de outubro, às 19 horas, terá a participação da presidente da Anped, Márcia Ângela Aguiar, do professor Luiz Antonio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Eles abordarão as relações da Anped, em seus 30 anos de vida, com as políticas educacionais e movimentos sociais do país.
Nos dias 8 e 10 de outubro serão apresentadas ainda 16 sessões especiais, com discussão de temas emergentes relacionados às subáreas de conhecimento dos grupos de trabalho. Alguns dos temas propostos são: "A dimensão estética na formação e atuação docente", "Relações entre educação, história e ciências sociais", "Pesquisa acadêmica, vida cotidiana e juventude" e "Trabalho e carreira docente na educação superior".
Participarão das sessões especiais pesquisadores brasileiros e estrangeiros como Jacques Revel (França), José Machado Pais (Portugal), Hugo Aboites (México), Debbie Epstein (Reino Unido), Maria Manuela Vieira (Portugal) e William Pinar (Canadá).
Sessões de conversas também serão organizadas para o debate de temas atuais da educação brasileira como "Campanhas de alfabetização e movimentos de cultura e educação popular", "A educação superior em Portugal", "A avaliação de periódicos da área de educação", "A política de ensino fundamental no país hoje" e "Formação de professores e a nova Capes".
Será promovido ainda um ciclo de cinema e lançamento de livros de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Importantes contribuições da reunião serão publicadas nos anais do evento e também será distribuído um CD com a íntegra dos trabalhos apresentados.
Mais informações: www.anped.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.