Evento realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP reunirá pesquisadores das áreas de nanotecnologia e transferência de calor em escoamentos bifásicos
Evento realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP reunirá pesquisadores das áreas de nanotecnologia e transferência de calor em escoamentos bifásicos
Agência FAPESP – O 2º Encontro Rhône-Alpes-Brasil sobre Micro e Nanotecnologias aplicadas à Transferência de Calor em Escoamentos Líquido-Vapor e Mudança de Fase será realizado entre os dias 23 e 26 de fevereiro, em São Carlos.
O evento, realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), reunirá pela primeira vez no Brasil pesquisadores das áreas de transferência de calor em escoamentos bifásicos e de nanotecnologia – ambas focadas no desenvolvimento de aplicações e técnicas de intensificação de transferência de calor e redução de perda de carga.
Tais tecnologias envolvem aplicações nos mais diversos setores, entre eles o biomédico (uso de nanofluidos no tratamentos de câncer), eletroeletrônica (dissipação de calor em processadores) e nuclear (vinculado ao resfriamento de reatores), entre outros.
As atividades referentes aos minicursos serão realizadas nos dias 23, 24 e 25, e aquelas relacionadas ao minicongresso, no dia 26 de fevereiro. As mesas-redondas serão realizadas simultaneamente aos minicursos, entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Ao final dos minicursos serão realizadas visitas aos laboratórios.
“Fenômenos Interfaciais”, “Uma análise da ebulição convectiva de nanofluidos”, “Termoforese de nanofluidos”, “Ebulição convectiva em superfícies nanoestruradas”, “Nanofluidos”, “Crescimento de bolhas em superfícies aquecidas” e “Nucleação” serão alguns dos temas abordados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Mais informações: www.eesc.usp.br/bram
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.