2º Ciclo de Minicursos de Cristalografia
30 de maio de 2017

Evento em Juiz de Fora visa formar usuários para o uso de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos e minerais

2º Ciclo de Minicursos de Cristalografia

Evento em Juiz de Fora visa formar usuários para o uso de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos e minerais

30 de maio de 2017

 

Agência FAPESP – O 2º Ciclo de Minicursos de Cristalografia será realizado de 10 a 21 de julho de 2017 na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Segundo os organizadores, o evento visa divulgar a ciência multidisciplinar da cristalografia para as comunidades científica e industrial brasileira e formar usuários para o uso de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos e minerais, entre outros.

Serão dois minicursos: “Método de Rietveld” e “Determinação de Estruturas com dados DRX por pó”. O primeiro abrangerá desde refinamentos simples de uma fase até análise quantitativa de fases por meio de refinamentos paramétricos.

Entre os casos com uma fase está o de uma ferrita em que será determinada a distribuição dos cátions nos sítios tetraédricos e octaédricos. Também será visto um caso de uma estrutura contendo um átomo pesado (chumbo) e átomos leves, em que a difração de raios X e a de nêutrons serão usadas no refinamento da estrutura cristalina para se obter, com precisão, a posição de todos os elementos químicos na cela unitária.

No minicurso de determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de raios X por policristais serão abordados vários casos onde o usuário poderá experimentar as potencialidades do programa Topas na solução de estruturas cristalinas de compostos orgânicos ou organometálicos.

Serão abordados a preparação das amostras para as medidas de difração de raios X, preparação do corpo rígido da molécula (matriz Z), procedimentos para início dos cálculos e o refinamento, por meio do método de Rietveld, da estrutura determinada.

As inscrições podem ser feitas até 3 de julho, mas as vagas são limitadas.

Mais informações: labcacc.net.br/CMC-2.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.