2ª Escola de Refrigeração
22 de janeiro de 2013

Encontro sobre “Ciclos de Absorção de Calor, Sustentabilidade e Eficiência Energética” será realizado na Escola Politécnica da USP

2ª Escola de Refrigeração

Encontro sobre “Ciclos de Absorção de Calor, Sustentabilidade e Eficiência Energética” será realizado na Escola Politécnica da USP

22 de janeiro de 2013

 

Agência FAPESP – Novas tecnologias da área de refrigeração e ar condicionado serão os principais temas da 2ª Escola de Refrigeração – “Ciclos de Absorção de Calor, Sustentabilidade e Eficiência Energética”, que será realizada de 28 a 31 de janeiro de 2013 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Segundo os organizadores, a tecnologia dominante dos equipamentos de refrigeração e ar condicionado é baseada no ciclo de compressão mecânica, baseada no consumo elétrico para o acionamento do compressor.

“Por outro lado, há uma contínua busca de novas tecnologias de sistemas de produção de frio a partir de fontes renováveis de energia, bem como por meio do melhor aproveitamento do conteúdo energético dos combustíveis nas configurações de cogeração e de autoprodução de energia elétrica. Dentro desse contexto, os ciclos de absorção de calor se apresentam como uma solução atual, energeticamente eficiente e ambientalmente mais aceitável”, afirmam.

A partir desta segunda edição, a Escola de Refrigeração passa a integrar as “escolas” da Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica (ABCM). O propósito é que essa escola seja itinerante no país e sempre seja realizada no verão.

A 2ª Escola de Refrigeração será realizada no anfiteatro do prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, na Cidade Universitária.

Mais informações: http://sites.poli.usp.br/org/er2013/index.html e er2013@poli.usp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.