Cursos incluem temas aplicados ao estudo da Terra e da exploração de recursos naturais e aos estudos ambientais e de engenharia. Inscrições vão até amanhã (15/08)
Cursos incluem temas aplicados ao estudo da Terra e da exploração de recursos naturais e aos estudos ambientais e de engenharia. Inscrições vão até amanhã (15/08)
Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) está organizando a 28ª edição da Escola de Verão de Geofísica entre os dias 2 e 13 de fevereiro de 2026, em São Paulo.
A escola oferece à comunidade cursos sobre diferentes tópicos em geofísica, tanto no estudo da Terra e seus fenômenos naturais quanto na exploração de recursos naturais e estudos ambientais e de engenharia.
Entre os temas que serão abordados, destacam-se geofísica aplicada à geotecnia para mineração, que apresentará desde os métodos geofísicos para investigação aplicada à geotecnia e ao monitoramento de estruturas geotécnicas até a utilização de novas tecnologias para a solução de problemas complexos; mapeamento com drones e modelagem 3D; tecnologia para a percepção de risco, abordando conceitos de sensoriamento remoto aplicados ao mapeamento de áreas instáveis e movimentos de massa; e geofísica na arborização, que avalia árvores utilizando os métodos elétrico e ground penetrating radar, com introdução, metodologia e aplicações.
A programação inclui uma mostra científica da pós-graduação em geofísica, que exibirá os trabalhos desenvolvidos no IAG-USP, e a mesa-redonda “Interdisciplinaridade na Prática: Geofísica, Meio Ambiente e Tecnologia”.
As inscrições custam entre R$ 50 e R$ 350 e devem ser feitas até amanhã (15/08) pelo Sistema Apolo da USP (selecionar “Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas” em “Unidades”). A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição.
As atividades serão realizadas no IAG, que fica na rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.iag.usp.br/eventos/escola-verao-geofisica-2026.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.