Evento na Unicamp debaterá marcadores sociais como raça, gênero, classe social, nacionalidade e racismo estrutural
Evento na Unicamp debaterá marcadores sociais como raça, gênero, classe social, nacionalidade e racismo estrutural
Agência FAPESP – A Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp) sediará, entre amanhã (19/03) e sexta-feira (21/03), a 20ª edição do Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.
O evento nasceu de um movimento lusófono voltado a debater questões relacionadas à área. Para a atual edição, os organizadores escolheram o tema “Discriminação na Educação Física e Esporte: perspectivas de diferentes olhares”.
O intuito é debater marcadores sociais como raça, gênero, classe social, nacionalidade e, especificamente, o racismo estrutural, elementos presentes na cultura, na prática corporal e na educação do corpo e do esporte.
O público-alvo inclui professores, educadores, estudantes, treinadores e técnicos de atividades físicas, bem como acadêmicos da área das ciências do esporte e da educação física.
Entre os participantes do congresso estão Bento Rupia Junior, docente da Universidade Pedagógica de Maputo, de Moçambique, Edilson Serpeloni Cyrino, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Patrícia Chakur Brum, docente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
As inscrições custam entre R$ 110 e R$ 130 e devem ser feitas pelo site do evento. O endereço da FEF-Unicamp é av. Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária, Campinas, SP.
Mais informações: https://eventos.galoa.com.br/ccdefplp/page/4699-home.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.