200 Anos de Viagem pelo Brasil: História e Meio Ambiente em debate
15 de agosto de 2017

Palestra no Club Transatlântico abordará os resultados da primeira parte da viagem feita pelo naturalista alemão Martius no Brasil. Entrada gratuita

200 Anos de Viagem pelo Brasil: História e Meio Ambiente em debate

Palestra no Club Transatlântico abordará os resultados da primeira parte da viagem feita pelo naturalista alemão Martius no Brasil. Entrada gratuita

15 de agosto de 2017

 

Agência FAPESP – Os professores Stefan Wilhelm Bolle (USP), Hubert Roeser (Universidade Federal de Ouro Preto) e Eckhard E. Kupfer (Instituto Martius-Staden) apresentarão a palestra "200 Anos de Viagem pelo Brasil: Spix e Martius" no dia 17 de agosto de 2017, às 19 horas.

Com o tema “História e Meio Ambiente em debate”, os palestrantes abordarão os resultados da primeira parte da viagem feita pela Estrada Real entre Ouro Preto e Diamantina, seguindo os passos do ambientalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794 – 1868) e do cientista Johann Baptist von Spix (1781 – 1826). Serão tratados também na palestra o acidente ambiental com o rompimento da barragem em Mariana e a recuperação da região.

Von Martius participou entre 1817 e 1820 de uma expedição ao Brasil para investigar a natureza dos trópicos. Spix foi um naturalista alemão e colega de Martius na realização da expedição. A aventura resultou na publicação de Flora brasiliensis, cujo primeiro volume foi lançado há 171 anos. Em 2006 foi lançado o projeto Flora Brasiliensis On-line e Revisitada, que inclui a atualização da nomenclatura usada no original e a inclusão de espécies descritas depois de sua publicação, com novas informações e ilustrações recentes.

A entrada para o evento é gratuita. As reservas devem ser feitas pelo e-mail contatoct@clubtransatlantico.com.br ou pelo telefone (11) 5181-8600 (ramal 206). O local do evento será o Club Transatlântico, rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail contatoct@clubtransatlantico.com.br ou pelo telefone (11) 5181-8600 (ramal 206).
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.