Evento realizado pelo Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Unicamp ocorrerá entre 16 e 18 de fevereiro, em Campinas
Evento realizado pelo Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Unicamp ocorrerá entre 16 e 18 de fevereiro, em Campinas
Agência FAPESP – O Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, entre 16 e 18 de fevereiro, o 1º Workshop de Química Orgânica da Unicamp.
Com o eixo temático central "Catálise", o evento abordará a catálise organometálica, a biocatálise e a organocatálise por meio de seminários e minicursos.
A palestra de abertura do workshop, com o tema “A small molecule with a big impact: new concepts from proline catalysis”, será apresentada por Benjamim List, professor do Instituto Max-Planck de Pesquisas com Carvão, sediado em Munique, na Alemanha.
Irina Beletskaya, do Departamento de Química da Universidade Estadual de Moscou (Rússia), falará sobre o tema “New trends in transition metal catalyzed reactions”. Jose Augusto Rosário Rodrigues, do Departamento de Química Orgânica da Unicamp, apresentará a palestra “A engenharia reacional aplicada na bioredução de cetonas e enonas”.
Miguel Yus e Carmen Najera, do Departamento de Química Orgânica da Universidade de Alicante (Espanha), apresentarão respectivamente as conferências “Chiral isobornyl sulfonamides in asymmetric catalysis” e “Enantioselective synthesis of proline derivatives by 1,3-dipolar cycloadditions”.
Adriano Monteiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentará a conferência “Catalisador ou precursor catalítico? Formação das espécies ativas em reações de acoplamento Suzuki”. Gonçalo Guimarães Pereira, do Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia da Unicamp, falará sobre “Genômica: a química que pulsa”.
Mais informações: http://www.iqm.unicamp.br/site/docs/workshopdqo.pdf
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.