Evento, que será realizado em São Carlos (SP), discutirá temas das áreas de ebulição, condensação e escoamentos multifásicos
Evento, que será realizado em São Carlos (SP), discutirá temas das áreas de ebulição, condensação e escoamentos multifásicos
Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), realizará, de 3 a 7 de maio de 2010, a 1ª Jornada de Escoamentos Multifásicos.
Voltado para alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o evento discutirá temas das áreas de ebulição, condensação e escoamentos multifásicos.
A jornada é a primeira no país inteiramente dedicada a essa área de conhecimento relativamente carente, cuja importância é considerada fundamental para o avanço científico e tecnológico do país, segundo os organizadores.
Além disso, como fruto da jornada, será publicado o primeiro livro em língua portuguesa sobre fundamentos de escoamentos multifásicos gás-sólido, gás-líquido e líquido-líquido, incluindo capítulos sobre transferência de calor com mudança de fase, métodos numéricos e técnicas experimentais.
Já estão confirmados nomes de pesquisadores brasileiros e de outros países, como Akio Tomiyama, da Universidade Kobe (Japão), John Thome, da Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça), René Oliemans, da Delft University of Technology (Holanda), Greta Tryggvason, do Worcester Polytechnic Institute (Estados Unidos), entre outros.
Nas palestras nacionais, a intenção é apresentar os tópicos de forma acessível para alunos de pós-graduação e despertar o interesse pela área. Já a apresentação dos tópicos mais avançados ficará a cargo dos convidados estrangeiros e artigos técnicos.
O evento será realizado no campus da USP, em São Carlos.
Mais informações: http://www.eesc.usp.br/jem2010/informacaogeral.html
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.