18ª Mostra Internacional do Cinema Negro
18 de novembro de 2022

Programação inclui exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas, além de premiações e homenagens

18ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Programação inclui exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas, além de premiações e homenagens

18 de novembro de 2022

 

Agência FAPESP – Está ocorrendo em São Paulo até 16 de dezembro a 18ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro. O público poderá acompanhar sessões de longas, curtas, ficção e documentário, além de mesas de debate, rodas de conversa e reflexões de especialistas, professores e doutores acerca das relações étnico-raciais no Brasil no âmbito do cinema.

A mostra será realizada no teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Centro Cultural Fiesp em São Paulo, no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Universidade de São Paulo (USP). As atividades acadêmicas acontecerão no teatro, assim como as mesas de debate e rodas de conversa. O endereço é av. Paulista, 1.313, Bela Vista, São Paulo.

Entre as mesas de debate e as rodas de conversa, os temas serão “A afrodescendência na educação e na cultura para a construção da democracia”, “A dimensão pedagógica do cinema negro na construção do discurso cinematográfico” e “A mulher e a educação das relações étnico-raciais”.

A cerimônia solene de abertura será realizada no domingo (20/11), Dia da Consciência Negra. Nessa data, o professor Celso Luiz Prudente, curador da mostra, oficializa o evento e dá as boas-vindas aos homenageados do ano, que são: Rafael Pinto, sociólogo, ator e histórico militante do movimento negro; Cleber Santos Vieira, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; e o maestro Marcos Tadeu, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Na véspera (19/11), está marcada a “Conversa com os Reitores”, que debaterá a “Década dos Afrodescendentes da ONU e a Universidade”.

Mais informações: https://bit.ly/3tEpE1G e https://bit.ly/3X8Zqll.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.