A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizarão diversas atividades que dialogam com o tema museus e tecnologia
A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizarão diversas atividades que dialogam com o tema museus e tecnologia
Agência FAPESP – A Rede de Museus-Casas Literários, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, participa da 16ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, em São Paulo.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema da edição é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Embora o destaque sejam as conexões digitais, ressalta-se também o papel essencial das relações interpessoais nos museus.
Dentro da programação, três casas literárias de São Paulo participarão da celebração: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Em uma visita temática na Casa Guilherme de Almeida, os participantes pesquisam, durante a atividade, a história e outras obras dos artistas que compõem o acervo da Casa, expandindo o alcance das discussões e reflexões da visita, no dia 17 de maio, às 15 horas.
A oficina “Poesia para se ouvir” propõe uma reflexão sobre os recursos tecnológicos disponibilizados pelos smartphones e como estes podem contribuir para a criação literária e novas narrativas poéticas. A atividade ocorre na Casa das Rosas, no dia 17 de maio, às 14 horas.
Voltado para profissionais da educação, o curso “Diálogos instigantes: o museu on-line e off-line em espaços educativos” apresentará os recursos presentes no site da Casa Guilherme de Almeida, com visita virtual e apresentação de materiais de apoio ao professor, mostrando as possibilidades educativas desses recursos. O encontro acontece em 19 de maio, às 15 horas.
As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição.
Mais informações: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/ ou pelo e-mail semana@museus.gov.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.