Evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações terá como tema "A matemática está em tudo"
Evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações terá como tema "A matemática está em tudo"
Agência FAPESP – Entre os dias 23 e 28 de outubro de 2017, diversas instituições e universidades promoverão atividades como parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Neste ano, o tema será "A matemática está em tudo", em referência à celebração do biênio da matemática (2017/2018). A finalidade da SNCT é a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, com abrangência nacional.
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) organizará uma programação científico-cultural com foco em atividades, gratuitas, que remetem aos princípios da matemática e a sua abrangência na sociedade. O objetivo do CTI é integrar o público participante às atividades constantes da sua programação, que inclui minicursos sobre acessibilidade na web e animação por computador e oficinas sobre pêndulo de Newton e relógio solar. Os interessados devem se inscrever pelo site do CTI.
Já a USP oferecerá quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi no interior do Estado. A SNTC na USP dará a oportunidade de a população entrar em contato com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.
Entre as atividades disponíveis ao público, estarão a Caverna Digital da USP e a Matemática e Arte. A primeira é um laboratório que apresenta duas instalações de realidade virtual, uma relacionada à arqueologia digital e outra à manutenção de redes elétricas. Em Matemática e Arte, o público poderá participar ativamente de ações que recriam de forma interativa réplicas de obras do período renascentista, de representações do corpo humano e também da construção de logomarcas por técnicas que estimulam a compreensão de elementos matemáticos.
Mais informações: www.cti.gov.br/pt-br/snct e http://usp.br/semanact/2017/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.