Evento irá homenagear o professor alemão Otto Endler (1929-1988), da Universidade de Bonn, na Alemanha, e do Impa, no Rio de Janeiro, pelas relevantes contribuições à pesquisa em matemática
Evento irá homenagear o professor alemão Otto Endler (1929-1988), da Universidade de Bonn, na Alemanha, e do Impa, no Rio de Janeiro, pelas relevantes contribuições à pesquisa em matemática
Natural da antiga Tchecoslováquia, alemão de nacionalidade, Endler lecionou no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, onde chegou em 1957, e na Universidade de Bonn, na Alemanha.
A programação científica do evento, que pretende promover um maior intercâmbio entre pesquisadores da Alemanha e do Brasil, terá cerca de 20 conferências. Serão apresentadas tendências e resultados recentes de pesquisas em matemática, em campos como teoria de valorizações, geometria algébrica, complexidade de algoritmos e teoria de singularidades.
O evento é promovido em parceria entre o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, o Instituto do Milênio Avanço Global da Matemática Brasileira, a Sociedade Brasileira de Matemática e a Universidade de Konstanz, na Alemanha.
Na ocasião o presidente da SBM, João Lucas Barbosa, entregará à viúva de Endler, Anna Maria, pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, uma placa alusiva de reconhecimento da comunidade matemática brasileira às contribuições do professor.
Mais informações: www.ime.unicamp.br/eventos_seminarios.html.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.