Com 52 km, a Metrovix conecta oito instituições de modo a facilitar a divulgação de estudos e a troca de informações que exijam grande largura de banda
Com 52 km, a Metrovix conecta oito instituições de modo a facilitar a divulgação de estudos e a troca de informações que exijam grande largura de banda
Com 52 quilômetros de extensão, a Metrovix conecta oito instituições de modo a facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos, a integração entre universidades e unidades de pesquisa e a troca de informações que exijam grande largura de banda.
Desenvolvido e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o projeto da Metrovix faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep). O objetivo da Redecomep é implantar redes ópticas metropolitanas, de alta velocidade, em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê, backbone da RNP.
Segundo a RNP, além do investimento de R$ 1,1 milhão feito pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Metrovix conta com R$ 492 mil da Prefeitura de Vitória. Um acordo com a Escelsa, concessionária de energia elétrica do Espírito Santo, permitiu o uso da infra-estrutura de postes da companhia para lançamento dos cabos ópticos da Metrovix.
Participam da rede vitoriense, a Universidade Federal do Espírito Santo, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, o Museu Solar Monjardim, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a Escola Superior em Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Prefeitura de Vitória.
Mais informações: www.rnp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.