Programa de rádio discute a violência em São Paulo
(foto: Miguel Boyayan)

Violência em debate
26 de maio de 2006

Em entrevista ao programa de rádio Pesquisa Brasil, o sociólogo Fernando Salla, da USP, analisa a situação de perplexidade e medo vivida em São Paulo recentemente

Violência em debate

Em entrevista ao programa de rádio Pesquisa Brasil, o sociólogo Fernando Salla, da USP, analisa a situação de perplexidade e medo vivida em São Paulo recentemente

26 de maio de 2006

Programa de rádio discute a violência em São Paulo
(foto: Miguel Boyayan)

 

Agência FAPESP - Há alguns dias, especialmente entre 13 e 15 de maio, a cidade de São Paulo passou por uma situação dramática de violência que deixou seus habitantes transitando entre a perplexidade e o medo.

Quais são as razões profundas por trás dessas explosões surpreendentes de violência? Como a sociedade se relaciona com a emergência do crime organizado? Perguntas como essas serão respondidas pelo sociólogo Fernando Salla, do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, o entrevistado da semana no programa de rádio Pesquisa Brasil.

Outro assunto em destaque é uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP. O objetivo do estudo é ajudar na compreensão e diagnóstico das causas de um tipo severo de hipertensão, que resiste a medicamentos e terapias e pode lesar outros órgãos, como coração ou rins. Os pesquisadores pretendem desenvolver meios para tratar esses pacientes com drogas específicas e mais eficazes.

No quadro Profissão Pesquisa será apresentada a trajetória de Maria Mitzi Brentani, professora livre-docente associada de oncologia da Faculdade de Medicina da USP. A pesquisadora dedica-se especialmente ao estudo do câncer de mama e tem buscado marcadores genéticos que permitam diagnosticar e tratar essa doença com mais precisão.

A história da divulgação científica em um jornal diário carioca será o tema do quadro Memória. O suplemento Ciência para todos do jornal Amanhã, publicado uma vez por mês, aos domingos, circulou entre os anos 1948 e 1953. Essas publicação é considerada um dos primeiros cadernos de ciência na imprensa brasileira.

O programa Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.