Valorização da biodiversidade
07 de junho de 2004

IPT lança guia com 23 espécies de madeira destinadas à construção civil. O livro mostra opções de espécies alternativas com propriedades semelhantes às tradicionais para utilizar sem agredir o meio ambiente

Valorização da biodiversidade

IPT lança guia com 23 espécies de madeira destinadas à construção civil. O livro mostra opções de espécies alternativas com propriedades semelhantes às tradicionais para utilizar sem agredir o meio ambiente

07 de junho de 2004

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou em São Paulo, na quarta-feira (2/6), um manual contendo os vários tipos de madeira existentes no Brasil, que podem ser utilizadas na construção civil com o objetivo de poupar espécies em risco de extinção.

Produzido em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon), o guia Madeira: uso sustentável na construção civil ajuda o construtor a escolher e especificar a madeira adequada a cada tipo de atividade de edificação, evitando as espécies ameaçadas, como a peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) ou o pinheiro do paraná (Araucaria angustifolia).

As 23 espécies de madeira do guia foram catalogadas com base na xiloteca do IPT, uma coleção que reúne 19 mil amostras de quatro mil espécies de madeira do Brasil e do mundo. Além de ensinar os procedimentos corretos para comprar madeira certificada e as maneiras de empregar a madeira de reflorestamento na construção, a publicação mostra opções de espécies alternativas, com propriedades semelhantes às tradicionais, que podem ser utilizadas sem agredir o meio ambiente.

"As propriedades físicas e mecânicas das alternativas oferecidas pelo manual, que tem base em dados científicos consolidados sobre as espécies, permitem a substituição das madeiras mais freqüentemente utilizadas", disse Flávio Geraldo, vice-presidente da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), à Agência FAPESP.

De acordo com o IPT, o guia estará disponível em breve no site da Prefeitura de São Paulo, no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/svma. A publicação também está sendo distribuída gratuitamente na livraria do IPT.

Mais informações: (11) 3767-4000 ou pelo e-mail livraria@ipt.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.