Conselho Universitário aprova também a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste e a alienação do navio Prof. W. Besnard (em sentido horário: Arretche, Silva Filho, Tomanari e Limongi-França / fotos: USP)
Conselho Universitário aprova também a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste e a alienação do navio Prof. W. Besnard
Conselho Universitário aprova também a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste e a alienação do navio Prof. W. Besnard
Conselho Universitário aprova também a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste e a alienação do navio Prof. W. Besnard (em sentido horário: Arretche, Silva Filho, Tomanari e Limongi-França / fotos: USP)
Agência FAPESP – O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a indicação dos novos pró-reitores adjuntos da universidade. São eles os professores Gerson Aparecido Yukio Tomanari (Graduação), Marcio de Castro Silva Filho (Pós-Graduação), Marta Teresa Silva Arretche (Pesquisa) e Ana Cristina Limongi-França (Cultura e Extensão Universitária).
Professor titular do Instituto de Psicologia (IP), Tomanari é mestre e doutor em Psicologia Experimental. Foi diretor do IP, no período de 2012 a 2016, onde coordena o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento. É coordenador adjunto da área de Psicologia da Capes.
Professor do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Silva Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, onde também fez seu mestrado. É doutor em Biologia Molecular de Plantas pela Universidade de Louvain, na Bélgica.
Professora titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Marta Arretche será a nova pró-reitora adjunta de Pesquisa. Ela é diretora do Centro de Estudos da Metrópole, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, editora da Brazilian Political Science Review e membro da Coordenação Adjunta de Programas Especiais da FAPESP.
Professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), a nova pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Ana Cristina Limongi-França, tem formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, mestrado em Psicologia Social e especialização em Desenvolvimento e Inovação. Fez doutorado e livre-docência pela FEA.
O Conselho Universitário da USP também deliberou na reunião no dia 19 de abril sobre a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste, que engloba a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na zona leste de São Paulo.
A USP Leste é composta por uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados e congrega dez cursos de Graduação, dez programas de Pós-Graduação, mais de 5 mil alunos e 566 servidores docentes e técnico-administrativos. Atualmente, a área está sob responsabilidade da Prefeitura do Campus da Capital.
Conforme consta no Estatuto da USP, compete ao reitor a escolha do prefeito e do vice-prefeito. Também será criado o Conselho Gestor da Área, que deverá ser composto pelo prefeito, pelos diretores da EACH e da Escola Politécnica, pelos superintendentes de Assistência Social, de Tecnologia da Informação e do Espaço Físico, além de representantes docente, discente, dos servidores técnico-administrativos e um representante da região, sem vínculo com a USP.
Outro item aprovado pelo Conselho Universitário foi a alienação do navio oceanográfico Prof. W. Besnard, que permitirá ao Instituto Oceanográfico (IO) ceder ou transferir a embarcação a qualquer interessado, sem precisar de novo aval do Conselho.
Em dezembro de 2014, havia sido aprovada a doação do navio ao Uruguai. Entretanto, o governo uruguaio desistiu do processo. Em outubro de 2015, o Conselho aprovou que os equipamentos históricos fossem retirados da embarcação. Atualmente, o navio está ancorado no porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O Conselho Universitário também ampliou o escopo de atuação da Comissão de Ética da Universidade, que, dentre outras atribuições, poderá aplicar penas de advertência pelo descumprimento das normas contidas no Código de Ética da USP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.