Pioneiro no país, o curso terá duração de dois a cinco anos. As inscrições vão até 26 de fevereiro
Pioneiro no país, o curso terá duração de dois a cinco anos. As inscrições vão até 26 de fevereiro
Trata-se da primeira pós-graduação da unidade e a única do gênero no país. O curso terá duração que varia de dois a cinco anos. De acordo com os organizadores, a nova pós-graduação reflete a estrutura e o pensamento vigentes na EACH desde a criação da unidade, inaugurada em 2005, e a única de ensino e pesquisa da USP a não ser organizada em departamentos separados entre si.
Segundo a EACH, os sistemas complexos envolvem múltiplos agentes e variáveis que tenham interação entre si e com outras variáveis no meio em que estão localizados, a exemplo das cadeias alimentares. As consequências de alterações nesses sistemas podem ser previstas por modelos computacionais que, para isso, precisam de informações sobre o comportamento dos agentes envolvidos, a partir de dados obtidos por especialistas de várias áreas.
O programa de pós-graduação interdisciplinar busca combinar o trabalho de físicos, engenheiros, economistas, biólogos, sociólogos, historiadores e administradores a fim de modelar matematicamente as estruturas dos sistemas e fazer simulações computacionais.
Os instrumentos usados na pesquisa em sistemas complexos são aplicáveis em gestão pública, gestão ambiental, modelos políticos e epistemiológicos, e até no mercado financeiro e na moda, por exemplo, segundo a EACH.
A prova de seleção será realizada no dia 6 de março e, no dia 12, a EACH divulgará o resultado. O início das aulas será no dia 22 de março.
Mais informações:
http://each.uspnet.usp.br/sistemascomplexos/
, grife@usp.br ou (11) 3091-1037.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.