As inscrições vão até 6 de agosto (foto: divulgação)

USP de São Carlos promove escola de programação web para meninas
26 de julho de 2024

Curso on-line voltado a alunas do ensino médio é organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação; as aulas ocorrerão entre agosto e dezembro

USP de São Carlos promove escola de programação web para meninas

Curso on-line voltado a alunas do ensino médio é organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação; as aulas ocorrerão entre agosto e dezembro

26 de julho de 2024

As inscrições vão até 6 de agosto (foto: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, recebe, até 6 de agosto, inscrições para a Escola de Inverno em Programação Web para Meninas.

Na atividade, alunas do ensino médio antenadas com o mundo da programação e do web design terão acesso a um curso on-line gratuito sobre o tema. O objetivo é incentivar a participação de garotas nas áreas de computação, tecnologia e/ou ciências exatas por meio da transmissão de conhecimentos que servirão de base para as estudantes.

Para participar, a aluna deve estar cursando regularmente o ensino médio, ter acesso à internet pelo celular ou computador, possuir uma conta Google, identificar-se como mulher, mulher trans ou não binária e enviar um vídeo de motivação para a organização.

É recomendável a participante ter experiência básica em programação, demonstrada por meio de portfólios ou projetos, ser egressa de iniciativas como TechSchool/Tech Girls ou Meninas Programadoras ou ter participado de competições relacionadas à área de tecnologia.

O curso é vinculado ao Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace), projeto de extensão do ICMC, e será realizado em formato digital. As aulas começam em 17 de agosto e têm final previsto para 20 de dezembro.

A aula inicial será ao vivo para que as alunas possam conhecer as diretrizes e tirar suas dúvidas sobre o curso com a equipe organizadora e de monitoria do ICMC. Na sequência, as sessões serão assíncronas, ou seja, estarão disponíveis no formato de videoaulas na plataforma Google Classroom para as estudantes assistirem quando e onde quiserem.

A USP disponibiliza monitorias para as estudantes todos os dias em horários agendados, de segunda a sexta-feira, que serão divulgados exatamente na aula inicial. Ao término do curso, as participantes receberão um certificado e haverá ainda a entrega dos projetos finais das meninas.

A iniciativa oferece cem vagas e as interessadas devem se candidatar por formulário on-line.

Mais informações: https://tinyurl.com/25ancdfj.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.