Objetivo do programa é reunir pesquisadores, nacionais ou estrangeiros, dedicados às questões urbanas e regionais (imagem: divulgação)

USP Cidades Globais seleciona pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores
17 de novembro de 2022

Objetivo do programa é reunir pesquisadores, nacionais ou estrangeiros, dedicados às questões urbanas e regionais

USP Cidades Globais seleciona pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

Objetivo do programa é reunir pesquisadores, nacionais ou estrangeiros, dedicados às questões urbanas e regionais

17 de novembro de 2022

Objetivo do programa é reunir pesquisadores, nacionais ou estrangeiros, dedicados às questões urbanas e regionais (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Centro de Síntese USP Cidades Globais da Universidade de São Paulo (USP) recebe, até sábado (19/11), inscrições para a chamada da seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores.

O objetivo do programa é reunir pesquisadores, nacionais ou estrangeiros, dedicados às questões urbanas e regionais, para integrar redes de estudos e pesquisas internacionais. As áreas de pesquisa estão ligadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sem oferta de bolsa, o Programa de Pós-Doutorado recebe propostas com duração de seis meses a um ano, prorrogável por igual período, e carga horária mínima de 960 horas ao todo, sendo 20 horas semanais. Para o Programa de Pesquisador Colaborador a duração mínima é de dois anos, podendo ser estendida por mais um. A dedicação é de, no mínimo, 12 e, no máximo, 40 horas semanais. No total, estão disponíveis 12 vagas.

Os selecionados deverão desenvolver um plano de ação estratégico para o período de seu projeto de pesquisa. As atividades previstas são: pelo menos um simpósio destinado ao aprofundamento teórico-metodológico relacionado ao tema de sua pesquisa; organização de pelo menos um seminário UrbanSus de reflexão avançada relacionado a temas de interesse do USP Cidades Globais voltados à difusão de avanços do conhecimento para a coletividade; pelo menos um ensaio digital para publicação na página do USP Cidades Globais; submissão de pelo menos um artigo para publicação em periódico, livro ou capítulo de livro científicos, podendo ser em coautoria; e colaboração para ampliação da comunicação científica dos resultados dos estudos e pesquisas realizados.

É desejável que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais, como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas, e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.

Os interessados pela chamada podem submeter projeto por formulário on-line. O resultado dos candidatos selecionados será divulgado no dia 9 de março de 2023. As atividades estão previstas para começar em março.

Mais informações em www.iea.usp.br/noticias/chamada-uspcg2022.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.