Universidade de Brasília divulga raio X
18 de novembro de 2004

Anuário Estatístico 2004 traz dados da atuação da UnB entre 1999 e 2003. Entre os destaques está o crescimento de 70% no número de títulos outorgados no mestrado e de 92,3% no do doutorado

Universidade de Brasília divulga raio X

Anuário Estatístico 2004 traz dados da atuação da UnB entre 1999 e 2003. Entre os destaques está o crescimento de 70% no número de títulos outorgados no mestrado e de 92,3% no do doutorado

18 de novembro de 2004

 

Agência FAPESP - A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o Anuário Estatístico 2004, uma radiografia do desempenho da universidade de 1999 e 2003. O relatório contempla dados que vão desde indicadores de desempenho de cada área até a execução orçamentária.

O documento, elaborado pela Secretaria de Planejamento da instituição, serve como instrumento de apoio gerencial aos responsáveis pelas diversas áreas da universidade. Segundo a UnB, do ponto de vista da sociedade, trata-se de "um acesso transparente à prestação de contas da evolução dos trabalhos desenvolvidos".

Entre os destaques do relatório estão o crescimento de 28,4% no número de alunos registrados na graduação e de 78% no número de alunos que concluíram a graduação no período. Houve também um aumento de 70% no número de títulos outorgados no mestrado e de 92,3% nos do doutorado.

A pós-graduação foi a área com maior evolução. Em cinco anos, o número de mestrados acadêmicos e profissionalizantes e de doutorados passou de 68 para 83 – aumento de 22%. Somente em 2003 passaram a ser oferecidos quatro novas opções de mestrado (ciências mecânicas, informática, estudos comparados sobre as américas e sistemas mecatrônicos) e duas de doutorado (arquitetura e urbanismo e comunicação).

Além da expansão dos cursos, a pós-graduação avançou também em qualidade. De acordo com a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, referente ao triênio 1998/2000, 70,59% dos programas de pós-graduação da UnB tiveram conceitos entre quatro e sete, sendo que os que têm apenas cursos de mestrado só podem alcançar a nota cinco. Na avaliação mais recente relativa ao período 2001/2003, os resultados são ainda melhores – cerca de 85% dos programas têm conceitos entre quatro e sete.

Outro indicativo do amadurecimento da pós-graduação da UnB é o aumento do número de incentivos (bolsas de estudo, de pesquisa e fomento à pesquisa) oferecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A UnB passou de R$ 11,7 milhões em 1999 para R$ 15,7 milhões em 2002.

Na período analisado, houve ainda um aumento de 57,1% no número de convênios nacionais e internacionais assinados pela universidade. Em 2003, os pesquisadores da UnB publicaram 1.686 artigos em periódicos científicos.

A íntegra do Anuário Estatístico 2004 está em: www.spl.unb.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.