Primeira entrevista será com Newton Costa, responsável pela elaboração do conceito de Lógica Paraconsistente (foto: Roberto Scala/Pesquisa FAPESP)

Unicamp lança série de entrevistas com grandes nomes da lógica contemporânea
07 de fevereiro de 2023

Cientistas estarão em Campinas ao longo das próximas duas semanas para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação, evento financiado pela FAPESP

Unicamp lança série de entrevistas com grandes nomes da lógica contemporânea

Cientistas estarão em Campinas ao longo das próximas duas semanas para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação, evento financiado pela FAPESP

07 de fevereiro de 2023

Primeira entrevista será com Newton Costa, responsável pela elaboração do conceito de Lógica Paraconsistente (foto: Roberto Scala/Pesquisa FAPESP)

 

Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lança esta semana em seu portal uma série de entrevistas com alguns dos grandes nomes da lógica contemporânea que estarão na universidade ao longo das próximas duas semanas para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação (SP LogIC).

A série Olhares Lógicos pretende abordar as características e a importância da lógica contemporânea e suas interfaces com diferentes aspectos da vida cotidiana e tem a colaboração de Walter Carnielli, professor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp).

A entrevista inaugural será com Newton da Costa, professor emérito da Unicamp e um dos principais nomes da lógica mundial, responsável pela elaboração do conceito de Lógica Paraconsistente, uma das vertentes da lógica contemporânea.

Celebrar os 90 anos de Costa foi o motivo que originalmente levou Carnielli e a professora Ítala D’Ottaviano a organizar a escola SP LogIC. A ideia era realizar o evento em julho de 2020, mas foi necessário adiar para fevereiro de 2023 por conta da pandemia de COVID-19. Com isso, a organização resolveu comemorar também os 45 anos da fundação do CLE, primeiro órgão interdisciplinar da Unicamp, criado em 1977.

Apoiada pela FAPESP, a escola teve início ontem (06/02), reunindo grandes nomes da lógica contemporânea mundial e mais de 150 estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo.

A programação abrange oito cursos e oito aulas magnas sobre diferentes tópicos relacionados à lógica contemporânea e suas interfaces com diferentes áreas do conhecimento. Elas serão ministradas por grandes nomes da área, como Décio Krause (Brasil), Daniele Mundici (Itália), Graham Priest (Estados Unidos), Janusz Ciuciura (Polônia), Elena Dragalina-Chernaya (Rússia) e Diderik Batens (Bélgica).

“Não se trata de um congresso, mas de uma escola para a divulgação da ciência brasileira e das universidades do Estado de São Paulo”, contou D’Ottaviano ao Portal da Unicamp. Haverá ainda espaço para que os estudantes apresentem suas pesquisas em sessões de comunicação chamadas LED Talk, além de atividades culturais e uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas Sirius.

D’Ottaviano ressaltou a grande procura pela escola da parte de estudantes de todo o mundo. Foram mais de 250 inscrições. No total, 107 estudantes acabaram selecionados, 57 brasileiros e outros 50 vindos de cinco continentes. “A lógica opera como uma ponte entre as ciências. Por isso, tivemos inscrições de médicos, estudantes de computação, engenharia, matemática, física, direito e das próprias ciências humanas”, explicou. Ela e Carnielli, coordenador do comitê de organização, comemoram o alcance da SP LogIC entre países da Ásia e da África, incluindo um grupo de estudantes camaroneses que viajarão com o auxílio de uma sociedade de professores do país. “Eles vêm com projetos de pesquisa muito interessantes, que aplicam a lógica no estudo de tradições africanas”, contaram.

Mais informações sobre a escola podem ser encontradas em: www.cle.unicamp.br/splogic/.

As entrevistas da série Olhares Lógicos poderão ser conferidas ao longo das próximas semanas no Portal da Unicamp: www.unicamp.br/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.