Trata-se do maior acervo universitário disponível de forma eletrônica em todo o Brasil, com 1,9 mil teses digitalizadas, além de uma hemeroteca com 40 mil recortes de jornais sobre a cidade de Campinas (SP)
Trata-se do maior acervo universitário disponível de forma eletrônica em todo o Brasil, com 1,9 mil teses digitalizadas, além de uma hemeroteca com 40 mil recortes de jornais sobre a cidade de Campinas (SP)
O objetivo da Biblioteca Digital é difundir a produção intelectual e científica da Unicamp com precisão e rapidez. A fase experimental da biblioteca começou a ser desenvolvida em 2001, quando contava com apenas 120 teses digitalizadas. Desde então, o site já registrou cerca de 70 mil visitas e mais de 40 mil downloads das teses disponíveis. O conteúdo está sendo ampliado com outros produtos agregados, inclusive materiais digitalizados dos arquivos da universidade. Segundo o diretor da Biblioteca Central da Unicamp, Luiz Atílio Vicentini, a meta é atingir a marca de quatro mil documentos de teses digitalizadas dentro de dois anos.
Outra novidade, fruto de uma parceria entre a Unicamp e o portal Universia (www.universiabrasil.net), é que o conteúdo estará disponível para vários países, em versões em espanhol e inglês.
O projeto de criação da biblioteca se concretizou graças a um software conhecido como "Nou-Rau", registrado recentemente pela universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O programa, desenvolvido pela equipe de informática da Biblioteca Central e pelo Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), traz um importante mecanismo de busca de informações, como artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural. O programa possui um sistema de busca por palavra-chave que permite ao usuário localizar um documento por título ou por autoria.
Para acessar o acervo de dissertações e teses, é necessário fazer um cadastro na página da Biblioteca Digital (http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/sbu/).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.