Objetivo é estimular o intercâmbio acadêmico, científico e técnico de instituições de língua portuguesa no continente. Acordo prevê concessão de bolsas e intercâmbio de professores e estudantes
Objetivo é estimular o intercâmbio acadêmico, científico e técnico de instituições de língua portuguesa no continente. Acordo prevê concessão de bolsas e intercâmbio de professores e estudantes
Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinou um acordo de cooperação com cinco universidades africanas de língua portuguesa.
O objetivo do acordo, assinado na semana passada no encerramento do Seminário Brasil-África, é estimular o intercâmbio acadêmico, científico e técnico com universidades lusófonas.
Segundo a Unesp, o acordo envolve parcerias com as universidades Agostinho Neto (Angola), Lusófona de Cabo Verde, Lusófona da Guiné (Guiné Bissau) e Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (as duas de Moçambique).
A concessão de bolsas de estudo para dois alunos de graduação de cada universidade africana por semestre foi uma das medidas anunciadas. Os acordos preveem ainda o intercâmbio de professores e estudantes, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta e a realização de eventos científicos.
Outras propostas incluem o reforço da capacitação do corpo docente e de servidores, colaboração na área de saúde com a realização de cursos de formação e treinamento a distância para profissionais da área, intercâmbios na área de empreendedorismo e inovação, promoção de estágios de curta duração e apoio a programas de pós-graduação das universidades envolvidas.
Mais informações: www.unesp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.