Meirelles foi vereador na cidade de São Paulo entre 1963 e 1970, nos governos de Prestes Maia e Faria Lima (imagem: reprodução)
Em entrevista ao Centro de Memória FAPESP, João Carlos Meirelles lembra de sua formação na Poli-USP e de seus 20 anos à frente de secretarias do governo de São Paulo
Em entrevista ao Centro de Memória FAPESP, João Carlos Meirelles lembra de sua formação na Poli-USP e de seus 20 anos à frente de secretarias do governo de São Paulo
Meirelles foi vereador na cidade de São Paulo entre 1963 e 1970, nos governos de Prestes Maia e Faria Lima (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – Entre 1998 e 2018, o engenheiro João Carlos de Souza Meirelles esteve à frente de quatro secretarias do governo: Agricultura e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Assuntos Estratégicos; e Energia e Mineração. Ao longo de 20 anos, nas gestões de Mario Covas e Geraldo Alckmin, atuou em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Em entrevista ao Centro de Memória da FAPESP, Meirelles contou a sua trajetória, desde os tempos de estudante na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) até a atuação em iniciativas particulares ligadas a projetos de energia renovável, passando pelos cargos públicos.
“Ele tem uma biografia extraordinária, carregada de valores humanistas, dedicada à causa pública e, como empreendedor privado, sempre atuou em defesa dos interesses nacionais”, afirmou Fernando Menezes, diretor administrativo da FAPESP, que também participou da entrevista.
Democrata cristão, Meirelles foi vereador na cidade de São Paulo entre 1963 e 1970, nos governos de Prestes Maia e Faria Lima, tendo ocupado a presidência da Câmara Municipal por 48 horas, antes de ser cassado no início da gestão de Paulo Maluf.
Voltou à vida pública em 1998, como secretário da Agricultura, quando criou uma agência responsável pela articulação das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) dos diversos institutos vinculados ao órgão e o programa Bom Prato, para citar dois exemplos.
Deixou sua marca também na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a implantação da USP Leste, do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Limeira e de seis campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no interior do Estado. Também concebeu, em parceria com a FAPESP, o programa Parques Tecnológicos de São Paulo, cujo projeto, na época, teve como coordenadores Carlos Américo Pacheco, hoje diretor-presidente da Fundação, e o astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, falecido em 2020.
A íntegra da entrevista está disponível em: centrodememoria.fapesp.br/entrevista/entrevista-com-joao-carlos-de-souza-meirelles/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.