Objetivo é formar profissionais especializados na elaboração de novas tecnologias para realizar extração de petróleo no pré-sal
Objetivo é formar profissionais especializados na elaboração de novas tecnologias para realizar extração de petróleo no pré-sal
Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) terá, a partir do fim de 2010, um Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia.
A construção tem o apoio da Petrobras, que anunciou investimento de R$ 15,5 milhões nas instalações.
De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, Ernesto Antonio Urquieta-González, a construção do novo centro amplia as pesquisas desenvolvidas na universidade e consolida o papel da instituição em pesquisa, inovação e ensino.
“As pesquisas que serão realizadas oferecerão suporte tecnológico e contribuirão para a formação de recursos humanos para realizar a extração de petróleo na região do pré-sal”, disse.
O centro formará profissionais especializados e qualificados para atuar nos processos de extração de petróleo e também na elaboração de novas tecnologias.
Um dos objetivos é trabalhar na redução de emissões de combustíveis já refinados. “Nossa preocupação também na elaboração das pesquisas é gerar produtos que atendam às exigências ambientais e de segurança”, disse González.
O Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia será construído na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. As obras já foram iniciadas e a previsão de entrega é para o fim de 2010.
Mais informações: www2.ufscar.br/home/index.php
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.