É possível se inscrever até 18/11 (imagem: Freepik)
Estão disponíveis vagas para os cursos de mestrado e doutorado. Candidatos serão avaliados por análise do currículo
Estão disponíveis vagas para os cursos de mestrado e doutorado. Candidatos serão avaliados por análise do currículo
É possível se inscrever até 18/11 (imagem: Freepik)
Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições até 18 de novembro para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em 2026.
As linhas de pesquisa do PPGCEM são: “Biomateriais”; “Caracterização Avançada de Materiais”; “Cerâmicas para Alta e Ultra-alta Temperaturas”; “Degradação e Estabilização de Materiais”; “Educação em Engenharia de Materiais”; “Informação Tecnológica e Estratégica em Materiais”; “Materiais Bioinspirados”; “Materiais e Processos para Manufatura Aditiva”; “Materiais Funcionais”; “Materiais Nanoestruturados”; “Materiais para Aplicações Estruturais”; “Materiais para Energia”; “Materiais Sustentáveis”; “Processamento Avançado de Materiais”; “Simulação Computacional”; “Superfícies, Interfaces e Filmes Finos”; e “Vidros e Vitrocerâmicas”.
Os candidatos devem se inscrever por formulário disponível no site do PPGCEM, selecionando para qual curso vão concorrer.
O processo seletivo consta basicamente da análise do currículo documentado e da carta de motivação e aderência às linhas de pesquisa do PPGCEM enviados pelo candidato. No caso de disputa de bolsa, há também a aplicação de uma prova de conhecimento em ciência dos materiais para classificação dos candidatos e atribuição das eventuais bolsas institucionais aos melhores colocados.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em 9 de janeiro. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas em fevereiro de 2026.
Mais informações: www.ppgcem.ufscar.br/pt-br/processo-seletivo-1.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.