UFSCar lança nova série de vídeos sobre o trabalho de cientistas do Brasil que atuam no exterior | AGÊNCIA FAPESP

UFSCar lança nova série de vídeos sobre o trabalho de cientistas do Brasil que atuam no exterior Os 37 episódios da segunda temporada de Sapiência BR buscam compartilhar a experiência de profissionais em diferentes estágios da carreira, de áreas de conhecimento e atuação diversas. Evento de lançamento será em 10 de junho (imagem: divulgação)

UFSCar lança nova série de vídeos sobre o trabalho de cientistas do Brasil que atuam no exterior

31 de maio de 2021

Agência FAPESP* – O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a segunda temporada da série “Sapiência BR”, com depoimentos e apresentação do trabalho de cientistas do Brasil atuantes em nove países: Alemanha, Áustria, China, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, França, Polônia e Portugal.

A série tem apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar.

Na estreia da segunda temporada, o geógrafo Igor Ogashawara, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Leibniz de Ecologia Aquática e Pesca em Águas Doces (Alemanha), conta como uma trajetória iniciada ainda no ensino médio o levou à área de sensoriamento remoto para monitoramento da qualidade da água.

Ogashawara também fala das cooperações com o Brasil. Os episódios futuros apresentarão pesquisas em ecologia, genética, sustentabilidade, física nuclear, ciências sociais, educação, nanotecnologia, agronomia, química, arquitetura, robótica, inteligência artificial, dentre inúmeros outros temas em diversas áreas, com participação de pesquisadores em posições que vão da pós-graduação à liderança de grupos de pesquisa e instituições acadêmicas.

A primeira temporada, lançada em fevereiro de 2021, com sete episódios, surgiu de um contato da Embaixada do Brasil em Berlim com o LAbI, no âmbito de processo de mobilização da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação na Alemanha.

A partir da divulgação da experiência junto às demais representações do Brasil no exterior, foram estabelecidas as novas parcerias para a produção da segunda edição, que deve ter 37 episódios e se estender até o início de 2022, com a divulgação de um vídeo por semana.

Os episódios de “Sapiência BR” buscam compartilhar a experiência e o trabalho de profissionais em diferentes estágios da carreira, de áreas de conhecimento e atuação diversas e, também, com experiências variadas no exterior e no estabelecimento dos vínculos com o país de origem.

Os vídeos da segunda temporada de “Sapiência BR” serão veiculados no canal ClickCiência, no YouTube, onde também podem ser conferidos os episódios da primeira temporada.

Para o lançamento da nova edição, será realizada no dia 10 de junho, às 10 horas, evento on-line com a participação dos responsáveis pelo projeto, para debate com o público sobre os seus objetivos e resultados já obtidos. A conversa pode ser conferida na página do LAbI no Facebook e no YouTube.

Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo e-mail produção.labi@gmail.com.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados