UFSCar abre inscrição para disciplina de pós-graduação em computação | AGÊNCIA FAPESP

UFSCar abre inscrição para disciplina de pós-graduação em computação Curso aborda a computação de alto desempenho, com foco na escalabilidade de algoritmos paralelos e sua implementação eficiente nos computadores atuais (foto: UFSCar/divulgação)

UFSCar abre inscrição para disciplina de pós-graduação em computação

19 de março de 2021

Agência FAPESP* – O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até 31 de março de 2021, inscrições de alunos especiais para a disciplina “Introdução à Computação de Alto Desempenho”, nível de mestrado e doutorado.

A disciplina introdutória aborda a computação de alto desempenho, com foco na escalabilidade de algoritmos paralelos e sua implementação eficiente nos computadores atuais. A escalabilidade tem relação com dois aspectos, que são manter a eficiência quando o tamanho do problema aumenta e manter a eficiência quando a quantidade de recursos aumenta.

O curso abrange aspectos básicos do projeto de algoritmos e da sua implementação utilizando os principais estilos de programação paralela: paralelismo de dados e paralelismo de tarefas em memórias compartilhada e distribuída.

Durante a disciplina, os alunos utilizarão o cluster da UFSCar para implementar e testar algoritmos paralelos, explorando aspectos de eficiência e escalabilidade.

A disciplina será ministrada de 5 de maio a 29 de junho de 2021, de forma não presencial. Ela poderá ser cursada por alunos especiais, inclusive alunos de outros programas de pós-graduação da UFSCar que tenham interesse.

O público interessado em se inscrever deve preencher formulário disponível no site da UFSCar.

Mais informações em: https://bit.ly/3lgEBBO.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados