Representantes da FAPESP e de instituições brasileiras visitam parceiros alemães em iniciativa do DAAD para impulsionar a cooperação entre os países (foto: DAAD)

Turnê divulga na Alemanha oportunidades de estudo e pesquisa no Brasil
14 de setembro de 2018

Representantes da FAPESP e de instituições brasileiras visitam parceiros alemães em iniciativa do DAAD para impulsionar a cooperação entre os países

Turnê divulga na Alemanha oportunidades de estudo e pesquisa no Brasil

Representantes da FAPESP e de instituições brasileiras visitam parceiros alemães em iniciativa do DAAD para impulsionar a cooperação entre os países

14 de setembro de 2018

Representantes da FAPESP e de instituições brasileiras visitam parceiros alemães em iniciativa do DAAD para impulsionar a cooperação entre os países (foto: DAAD)

 

Agência FAPESP – Começou nesta quinta-feira (13/09) a turnê Study and Research in Brazil, que levou para a Alemanha representantes de agências, universidades e instituições de pesquisa brasileiras com o objetivo de impulsionar a cooperação acadêmica entre os dois países.

A iniciativa, que termina no dia 21, é organizada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A delegação visitará cinco importantes cidades do cenário universitário alemão: Munique, Berlim, Münster, Bonn e Tübingen, onde poderão divulgar suas oportunidades de estudo e pesquisa para parceiros alemães.

“A missão busca reativar antigas parcerias e contribuir para que alguns acordos de cooperação, já assinados, mas deixados de lado, saiam finalmente do papel, e que uma nova geração de jovens na Alemanha tenha oportunidade de realizar doutorado e pesquisa no Brasil”, disse Martina Schulze, diretora do DAAD no Brasil.

O roadshow Study and Research in Brazil teve início em Munique com um seminário sobre a cooperação entre a Baviera e o Brasil, organizado em conjunto pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (Baylat) e pela Technische Universität München (TUM).

Marilda Solon Teixeira Bottesi, assessora especial para Colaborações em Pesquisa da FAPESP, falou sobre o acordo de cooperação entre FAPESP e Baylat, por meio do qual foram lançadas seis chamadas de propostas em seis anos. Nas cinco primeiras chamadas, um total de 15 projetos foram selecionados.

Na chamada atual, a FAPESP e o Ministério de Estado das Ciências e das Artes do Estado Livre da Baviera, representado pelo Baylat, darão apoio financeiro para a realização de dois workshops que reúnam pesquisadores em início de carreira e doutorandos prestes a defender suas teses.

Serão aceitas até 8 de outubro propostas de workshops em todas as áreas do conhecimento. Os eventos selecionados serão realizados um no Estado de São Paulo e o outro na Baviera, em inglês e com a participação de até 40 pesquisadores cada.

Em Berlim, a delegação do roadshow se reunirá com colegas convidados pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) para participar de um seminário promovido pela Embaixada do Brasil na Alemanha e pela própria Faubai. Eles debaterão na Freie Universität Berlin as possibilidades e desafios da cooperação acadêmica com representantes de cerca de 30 instituições de ensino superior alemãs.

Na Technische Universität Berlin, a delegação brasileira participará da feira informativa Study and Research in Brazil, que contribuirá para o principal objetivo do roadshow: despertar o interesse de doutorandos por uma estadia de pesquisa no Brasil.

O público poderá se atualizar sobre oportunidades de doutorado e de pesquisa diretamente com os representantes das universidades brasileiras. A feira é aberta a estudantes, docentes, cientistas e demais interessados. Feiras similares serão realizadas no contexto do roadshow também nas universidades de Münster (WWU) e Tübingen (EKUT).
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.