Participam do encontro May-Britt Moser, Serge Haroche e David MacMillan (imagem: divulgação)

Divulgação Científica
Três ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes no Rio e em SP
12 de abril de 2024

ABC e Nobel Prize Outreach promovem, na próxima semana, eventos na Uerj, USP e Fiesp; as inscrições são gratuitas

Divulgação Científica
Três ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes no Rio e em SP

ABC e Nobel Prize Outreach promovem, na próxima semana, eventos na Uerj, USP e Fiesp; as inscrições são gratuitas

12 de abril de 2024

Participam do encontro May-Britt Moser, Serge Haroche e David MacMillan (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – Estudantes de diferentes partes do Brasil e de países latino-americanos terão a oportunidade de conversar com três vencedores da mais alta láurea científica: o Prêmio Nobel. A agenda faz parte do Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Fundação Nobel. A iniciativa conta com apoio da FAPESP.

Participam do encontro David MacMillan (Nobel de Química em 2021), May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012).

MacMillan é um químico britânico e professor da Universidade de Princeton (Estados Unidos) desde 2006. Em 2021, foi laureado com o Nobel de Química junto com Benjamin List pela criação de novos métodos de construção de moléculas orgânicas, processo conhecido como organocatálise assimétrica. Catalisadores são substâncias que aceleram reações químicas sem se tornarem parte do produto final – importantes para os químicos construírem moléculas. Em 2000, os pesquisadores desenvolveram um novo tipo de catálise que se baseia em pequenas moléculas orgânicas e tem tornado a química mais amigável ao meio ambiente. É usada, por exemplo, em pesquisa farmacêutica.

Moser é psicóloga, neurocientista e chefe do departamento do Centro de Computação Neural na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Recebeu o Nobel de Medicina em 2014, com Edvard Moser e o britânico-americano John O’Keefe. Juntos, descobriram células importantes para a codificação espacial e também para a memória episódica. Seu trabalho abriu portas para a ciência conquistar novos conhecimentos sobre os processos cognitivos e déficits espaciais associados a condições neurológicas, como a doença de Alzheimer.

Haroche é físico e professor do Collège de France (França) desde 2001. Em 2012, foi laureado com o Nobel da Física, ao lado de David Wineland, “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”. Os dois foram pioneiros no campo da óptica quântica. Suas pesquisas lançaram as bases técnicas para a computação quântica, área que usa a mecânica quântica para resolver problemas complexos mais rapidamente do que em computadores tradicionais.

“Ao reunir laureados com o Nobel, estudantes e especialistas regionais, pretendemos inspirar a próxima geração de cientistas a adotar um papel ativo no apoio à construção da sociedade que queremos”, disse Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach, à Assessoria de Imprensa da ABC.

Com o tema Creating our future together with Science (Criando o nosso futuro juntos com a ciência), o grupo vai abordar como a ciência pode ser usada pela sociedade para trazer mudanças em direção a um mundo melhor. “O tema do Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 traz a ciência com a perspectiva de construção do futuro, unindo os três laureados, estudantes, convidados e a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]. Muitas vezes as pessoas esquecem a razão da ciência. Tornar a humanidade mais sábia? Sim, perfeito. Mas a ciência precisa servir à sociedade. É o momento de mostrar que esse futuro precisa ser construído pela ciência junto com a sociedade”, afirmou a presidente da ABC, Helena Nader.

O primeiro evento será na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), capital fluminense, na próxima segunda-feira (15/04). Os laureados vão se juntar a estudantes, cientistas e convidados. Entre os participantes, estão Anna Cristina D’Addio, analista sênior da equipe do Relatório de Monitoramento Global de Educação da Unesco, e Erika Lanner, diretora do Nobel Prize Museum em Estocolmo. A programação completa pode ser vista no site.

O grupo vai debater o valor da ciência, como tornar a prática de pesquisa mais inclusiva e como adotar estratégias mais efetivas de divulgação científica. Também serão discutidos a responsabilidade dos cientistas, o papel das universidades e as estratégias de transição para um mundo mais sustentável.

Na próxima quarta-feira (17/04) será a vez de São Paulo receber os laureados. A programação na capital paulista será dividida em dois encontros, sendo o primeiro pela manhã, no Centro de Difusão Internacional da USP. Como no Rio, o foco é permitir o diálogo com estudantes, professores e membros da comunidade acadêmica. À tarde, os laureados terão um encontro com empresários, autoridades e formuladores de políticas públicas na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Este é o terceiro evento no Brasil da ABC em parceria com a Fundação Nobel, o primeiro presencial – os dois anteriores foram virtuais, em 2021, devido à pandemia de COVID-19.

O encontro de segunda-feira ocorrerá das 10h às 16h, no Teatro Odylo Costa Filho da Uerj, rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). As inscrições podem ser feitas em: https://adm.alfacredenciamento.com.br/evento/nobel-prize-dialogue-rj/inscricao/participantes.

Na quarta-feira, será das 10h às 12h, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, São Paulo (SP). Para inscrever-se acesse: https://adm.alfacredenciamento.com.br/evento/nobel-prize-dialogue-sp/inscricao/participantes.

Mais informações: www.nobelprize.org/futuro-ciencia.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.