Criada pelo CGI.br, premiação visa reconhecer pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento da internet no Brasil (imagem: divulgação)
Criada pelo CGI.br, premiação visa reconhecer pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento da internet no Brasil
Criada pelo CGI.br, premiação visa reconhecer pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento da internet no Brasil
Criada pelo CGI.br, premiação visa reconhecer pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento da internet no Brasil (imagem: divulgação)
Agência FAPESP – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou a lista de vencedores da segunda edição do Prêmio Destaques em Governança da Internet, mais conhecido como Prêmio Destaques, durante o 13º Fórum da Internet no Brasil. O evento ocorreu entre 30 de maio e 2 de junho, em Uberlândia (MG).
Entre as 18 personalidades homenageadas, três são ex-presidentes da FAPESP: Antônio Hélio Guerra Vieira, presidente da Fundação de 1979 a 1985; Oscar Sala, que dirigiu a entidade de 1985 a 1995; e Carlos Vogt, presidente de 2002 a 2007.
Engenheiro mecânico, eletricista e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), Vieira liderou a equipe que desenvolveu o primeiro computador montado no Brasil, conhecido como “Patinho Feio”. Colaborou para a formação do Departamento de Engenharia Elétrica e para a fundação do Laboratório de Sistemas Digitais. Desenvolveu atividades pioneiras no setor científico, tecnológico, educacional e empresarial.
Sala era bacharel em física pela então recém-criada USP. Em uma carreira repleta de contribuições significativas para o desenvolvimento científico do Brasil, atuou majoritariamente na física, com colaborações expressivas em outros campos do conhecimento. Foi diretor científico da FAPESP e compôs a diretoria de diversas instituições científicas nacionais e internacionais. Em 1988, criou a An Academic Network In São Paulo (Rede ANSP) como um projeto especial para atender à solicitação de interconexão das redes das três universidades estaduais paulistas e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas à FAPESP.
Vogt é professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diretor de redação da revista ComCiência e diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel. Foi presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre outros cargos relevantes. Além disso, é membro da Academia Campinense de Letras e da Academia Paulista de Educação.
Além deles, também foram premiados: Alexandre Giovaneli, gerente de redes que atuou no mercado de provedores de acesso à internet desde os 16 anos de idade; Antonio Alberto Valente Tavares, vice-presidente para a América Latina da Via Networks e precursor da formação da Associação Brasileira de Internet (Abranet); Augusto Cesar Gadelha Vieira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Centro de Inovação e Tecnologia (Ceitec); Beá Tibiriçá, fundadora e diretora do Coletivo Digital, onde desenvolve trabalhos sobre internet cidadã, software livre, inclusão digital e cultura livre; Berthier Ribeiro-Neto, diretor de Engenharia do Google e professor de ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Cassio Jordão Motta Vecchiatti, diretor do Departamento de Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com foco em segurança da internet e segurança eletrônica; Danilo Doneda, jurista que colaborou ativamente para a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil; Flávia Lefèvre Guimarães, ex-coordenadora do departamento jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), fundadora da Proteste, integrante do Intervozes, da Coalizão Direitos na Rede, entre outros.
A lista ainda é composta por: Flávio Rech Wagner, presidente da Internet Society (Isoc) Brasil, pesquisador da área de engenharia da computação e presidente da Sociedade Brasileira de Computação; Imre Simon, professor e pesquisador brasileiro que contribuiu de forma decisiva para a conexão dos campi da USP à internet, quando presidiu a Comissão Central de Informática; Luiz Antonio Molento de Moraes, fundador e dirigente da Abranet; Paulo Lima, especialista em avaliação e gestão de projetos sociais; Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura; Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi e pesquisadora associada do grupo de Arte e Inteligência Artificial da USP; e VirgiÌÂlio Augusto Fernandes Almeida, professor do Departamento de CieÌ?ncia da ComputaçaÌ?o da UFMG, membro da Academia Brasileira de CieÌ?ncias, da Academia de CieÌ?ncias para o Mundo em Desenvolvimento e da Academia Nacional de Engenharia.
A premiação foi criada por ocasião do marco dos 10 anos da Declaração de Princípios do CGI.br para a Governança e Uso da Internet. O objetivo é reconhecer pessoas e organizações por sua contribuição para o desenvolvimento da internet no Brasil.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.