Propostas serão recebidas até 6 de abril (foto: Konstantin Kolosov/Pixabay)
Duas chamadas foram lançadas com a Fundação Nacional de Pesquisa da África do Sul e uma com a Fundação Nacional de Ciência da Suíça
Duas chamadas foram lançadas com a Fundação Nacional de Pesquisa da África do Sul e uma com a Fundação Nacional de Ciência da Suíça
Propostas serão recebidas até 6 de abril (foto: Konstantin Kolosov/Pixabay)
Agência FAPESP – Foi prorrogado até domingo (06/04) o prazo para envio de propostas a três editais lançados pela FAPESP – dois em parceria com a Fundação Nacional de Pesquisa (NRF) da África do Sul (FAPESP-NRF: Chamada de Propostas Conjuntas – Seedcorn Fund 2025 e FAPESP-NRF: Chamada de Propostas Conjuntas 2025) e o terceiro com a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF).
A primeira chamada com a NRF integra o Programa CORE, iniciativa no âmbito do acordo de cooperação entre as fundações que se concentra em apoiar atividades de pesquisa colaborativa entre pesquisadores sul-africanos e paulistas.
As propostas devem contemplar estudos nas seguintes áreas prioritárias de pesquisa: perspectivas emergentes sobre o estado da democracia e cidadania na África do Sul e no Brasil; raça, gênero e desigualdades sociais; violência social; crime, policiamento e segurança pública; espaço, lugar, ambiente construído e identidade em bairros periféricos, assentamentos informais e favelas; sistemas de conhecimento indígena e sustentabilidade ambiental; artes e cultura e a ética do ser humano; e arquivamento digital/curadoria digital e patrimônio.
A FAPESP prevê o financiamento máximo de R$ 600 mil por projeto. As propostas selecionadas serão apoiadas por até 36 meses.
A segunda chamada com a NRF apoiará atividades de mobilidade, visando ao desenvolvimento de novas parcerias entre grupos de pesquisa por meio do apoio a intercâmbios no contexto de atividades de pesquisa conjunta. É voltada particularmente a pesquisadores emergentes – pesquisadores de pós-doutorado e pesquisadores com até 40 anos de idade no momento da inscrição e que tenham obtido seu doutorado nos últimos sete anos.
Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento. A FAPESP financiará projetos com duração de até dois anos com no máximo R$ 400 mil.
Propostas aos dois editais deverão ser redigidas conjuntamente, em inglês, entre o pesquisador responsável da África do Sul e o pesquisador responsável do Estado de São Paulo. Cada pesquisador deve enviar a proposta à agência de fomento de seu território. Na FAPESP, submissões serão aceitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).
O edital em parceria com a SNSF visa apoiar projetos de pesquisa colaborativos que reúnam pesquisadores da Suíça e do Estado de São Paulo.
Propostas podem ser submetidas em todas as áreas do conhecimento. A FAPESP cobrirá os custos da equipe paulista. Os projetos serão apoiados nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (com duração máxima de até 36 meses) ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (até 48 meses).
A SNSF financiará os custos relativos à equipe da Suíça, segundo suas regras. Adicionalmente, caso pesquisadores de um terceiro estado ou país sejam incluídos na proposta, não mais que 20% do orçamento da SNSF pode ser solicitado para cobrir os custos de pesquisa do parceiro do país terceiro. O restante deverá ser provido por outra fonte de financiamento.
Pesquisadores do Estado de São Paulo e da Suíça podem submeter projetos de pesquisa colaborativos às duas instituições, com liderança alternada entre a FAPESP e a SNSF. A SNSF, agência líder da rodada, estará conduzindo o processo de análise de mérito das propostas em nome de ambas as instituições.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.