Projeto investiga a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos no último ciclo glacial. Inscrições até 30 de novembro (foto: Agência FAPESP)
Projeto investiga a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos no último ciclo glacial. Inscrições até 30 de novembro
Projeto investiga a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos no último ciclo glacial. Inscrições até 30 de novembro
Projeto investiga a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos no último ciclo glacial. Inscrições até 30 de novembro (foto: Agência FAPESP)
Agência FAPESP – Está aberta uma oportunidade para uma Bolsa da FAPESP em Treinamento Técnico Nível 3 (TT-3) no projeto de pesquisa “Evolução dos depósitos de contornitos no Quaternário Superior e sua interação com massas de água na Bacia de Santos, Atlântico Sudoeste”, conduzido no Instituto Oceanográfico da USP. O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de novembro de 2017.
O projeto tem como principal objetivo compreender a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos, margem sul brasileira, no último ciclo glacial. A pesquisa pretende também avaliar a relação desses depósitos com a Água Intermediária Antártica (AIA) e a Água Profunda do Atlântico Norte (APAN), buscando entender as variações de velocidades de correntes de fundo e produtividade oceânica durante as mudanças climáticas e a capacidade de retenção da matéria orgânica nos sedimentos do talude sob domínio dessas massas de água.
Para isso, serão aplicadas análises sedimentológicas, geoquímicas e de associações de foraminíferos bentônicos. A vaga é voltada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício. O candidato interessado deve enviar e-mail para a professora coordenadora do projeto, Silvia Helena de Mello e Sousa (silviahelenamello@gmail.com).
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www,fapesp.br/oportunidades/1857.
A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.
Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico: www.fapesp.br/bolsas/tt
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.