Projeto é conduzido no âmbito de um acordo entre FAPESP, MCTI e MCom, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da internet no Brasil (imagem: Reto Scheiwiller/Pixabay)

Treinamento técnico em gestão da informação na Universidade de Brasília
12 de setembro de 2022

Projeto é conduzido no âmbito de um acordo entre FAPESP, MCTI e MCom, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da internet no Brasil

Treinamento técnico em gestão da informação na Universidade de Brasília

Projeto é conduzido no âmbito de um acordo entre FAPESP, MCTI e MCom, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da internet no Brasil

12 de setembro de 2022

Projeto é conduzido no âmbito de um acordo entre FAPESP, MCTI e MCom, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da internet no Brasil (imagem: Reto Scheiwiller/Pixabay)

 

Agência FAPESP – Uma vaga de treinamento técnico nível quatro (TT-4A) e outra de nível cinco (TT-5) são oferecidas pelo projeto “Publicação, difusão e colaboração em rede na documentação de acervos digitais de instituições de memória: a interoperabilidade entre as redes de informação Wikidata, Wikimedia Commons, Wikipédia e o software livre Tainacan”. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (15/09).

As atividades são realizadas na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) e são financiadas no âmbito de um acordo da FAPESP com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério das Comunicações (MCom) para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para o desenvolvimento da internet no Brasil.

O grupo estuda como implementar no software livre Tainacan as funcionalidades técnicas para a publicação de metadados de seus itens catalogados no Wikidata e das mídias representativas dos itens no Wikimedia Commons e, reciprocamente, como gerar indicadores e métricas para que edições realizadas nos projetos Wikimedia possam ser monitoradas e notificadas aos gestores das coleções por meio do próprio Tainacan e, se consideradas válidas, eventualmente integradas à base local.

O bolsista de TT-4A trabalhará com modelagem semântica de informações nos ambientes Wikidata e Wikimedia Commons. O candidato deve ter graduação em ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, biblioteconomia, arquivologia, gestão da informação ou áreas afins.

A vaga de TT-5 é para modelar e implementar no Tainacan o módulo de publicação de arquivos de mídia no Wikimedia Commons e os metadados no Wikidata. O candidato deve ter graduação em ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas ou áreas afins. Desejável também conhecimento em programação PHP com especialização no CMS WordPress e em Docker, Javascript.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail tainacan.l3p@gmail.com.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5405/ e www.fapesp.br/oportunidades/5406/.

A vaga em TT-4A tem valor de R$ 5.850,40 mensais. Essa bolsa FAPESP é voltada para especialistas em tecnologia da informação com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, que não tenham vínculo empregatício e possam se dedicar de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 8.478,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.