Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP | AGÊNCIA FAPESP

Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP No Centro de Energia Nuclear na Agricultura, três vagas são oferecidas para projeto que estuda a produção sustentável de ovinos e caprinos na região da Caatinga de Alagoas (foto: Ulrike Leone/Pixabay)

Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP

14 de abril de 2021

Agência FAPESP – Duas vagas de treinamento técnico de nível três (TT-3) e uma de nível quatro (TT-4), todas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Desenvolvimento territorial com sustentabilidade do Sertão Alagoano e estudo da biomassa disponível para a produção sustentável de pequenos ruminantes”. As inscrições devem ser feitas até 20 de abril de 2021.

O projeto é desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), em Piracicaba.

Uma das vagas de TT-3 é para determinar a qualidade nutricional da biomassa forrageira produzida no sistema de produção de pequenos ruminantes na região da Caatinga de Alagoas. O estudo busca conhecer a composição bromatológica da pastagem nativa e cultivadas disponíveis, buscando aprimorar as dietas a serem ofertadas de forma adequada e equilibrada energeticamente.

A segunda oportunidade de TT-3 é direcionada ao estudo das parcerias e práticas dos produtores de ovinos e caprinos na região da Caatinga de Alagoas, com a meta de coletar informações para o estudo com rigor científico e uso de metodologia qualitativa para a imersão no cotidiano do trabalho dos produtores, além de observação de seus membros e suas práticas pautadas em negociações e disputas.

O bolsista de TT-4 participará da criação de um banco de dados contendo informações obtidas da literatura, a fim de identificar os principais sistemas de produção de pequenos ruminantes no Brasil e os principais fatores de origem animal, alimentar e ambiental que modificam a emissão de metano entérico de cada sistema.

Os interessados nas vagas devem enviar currículo Lattes com carta de interesse e referências para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Adibe Luiz Abdalla (abdalla@cena.usp.br).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4201, www.fapesp.br/oportunidades/4202 e www.fapesp.br/oportunidades/4204.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de bolsa de mestrado ou doutorado direto.

O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa FAPESP para treinamento técnico no valor de R$ 3.104,80 sem vínculo empregatício, por dois anos com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados