No Rio de Janeiro, a barca da ciência. No Ceará, exposição de cordel. No Mato Grosso, a importância da pesquisa em letras para a inclusão social. Com essas atrações – e muitas outras – começa a 2ª Semana Nacional de C&T
No Rio de Janeiro, a barca da ciência. No Ceará, exposição de cordel. No Mato Grosso, a importância da pesquisa em letras para a inclusão social. Com essas atrações – e muitas outras – começa a 2ª Semana Nacional de C&T
Durante todo o dia, em vários dos percursos, haverá uma série de atividades culturais dentro das barcas. Em quatro espaços diferentes serão realizadas peças teatrais e apresentações sobre o universo científico. Uma das atrações é o evento "Cantando a história", que será apresentado pelo Grupo Espaço Ciência da Universidade Federal Fluminense.
Também próximo ao mar, mas bem mais ao norte, o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, realiza uma exposição sobre o universo do cordel. Essa é apenas uma das dezenas de atividades programadas pelas universidades locais e pelo poder público para a capital cearense na Semana de C&T.
Com a bússola voltada para o interior do país, a programação científica também terá várias atividades no Centro-Oeste. Na cidade de Alto Araguaia, no interior do Mato Grosso, uma das opções são as mesas-redondas organizadas pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Com o tema "A importância da pesquisa em Letras para a inclusão social", os debates serão realizados todos os dias a partir das 19h30.
Em São Paulo, na região do ABC, a Universidade Metodista também optou pela realização de mesas-redondas. O tema desta segunda-feira, às 21h, tem uma importância bastante grande para toda a região metropolitana da capital paulista. Em debate, as "Políticas públicas de recursos hídricos das bacias do Tamanduatéi e Tietê: estratégias e desafios." O tema, fundamental, para o futuro da maior metrópole do Brasil, exemplifica bem o espírito da semana organizada pelo governo federal.
Todas as atividades cadastradas pelas diversas instituições que participam do evento pode ser consultado no site oficial. Basta clicar primeiro nos mapas e depois nos Estados para que a lista das cidades apareça. O endereço é semanact2005.mct.gov.br/index.php
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.