Travessia científica
03 de outubro de 2005

No Rio de Janeiro, a barca da ciência. No Ceará, exposição de cordel. No Mato Grosso, a importância da pesquisa em letras para a inclusão social. Com essas atrações – e muitas outras – começa a 2ª Semana Nacional de C&T

Travessia científica

No Rio de Janeiro, a barca da ciência. No Ceará, exposição de cordel. No Mato Grosso, a importância da pesquisa em letras para a inclusão social. Com essas atrações – e muitas outras – começa a 2ª Semana Nacional de C&T

03 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - Às 10h da manhã desta segunda-feira (3/10) sairá mais uma barca de Niterói rumo ao centro do Rio de Janeiro, no outro lado da Baía da Guanabara. Mas essa viagem, ao contrário de grande parte das que ocorrem diariamente, não será comum. Ela estará integrada à programação fluminense na 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Durante todo o dia, em vários dos percursos, haverá uma série de atividades culturais dentro das barcas. Em quatro espaços diferentes serão realizadas peças teatrais e apresentações sobre o universo científico. Uma das atrações é o evento "Cantando a história", que será apresentado pelo Grupo Espaço Ciência da Universidade Federal Fluminense.

Também próximo ao mar, mas bem mais ao norte, o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, realiza uma exposição sobre o universo do cordel. Essa é apenas uma das dezenas de atividades programadas pelas universidades locais e pelo poder público para a capital cearense na Semana de C&T.

Com a bússola voltada para o interior do país, a programação científica também terá várias atividades no Centro-Oeste. Na cidade de Alto Araguaia, no interior do Mato Grosso, uma das opções são as mesas-redondas organizadas pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Com o tema "A importância da pesquisa em Letras para a inclusão social", os debates serão realizados todos os dias a partir das 19h30.

Em São Paulo, na região do ABC, a Universidade Metodista também optou pela realização de mesas-redondas. O tema desta segunda-feira, às 21h, tem uma importância bastante grande para toda a região metropolitana da capital paulista. Em debate, as "Políticas públicas de recursos hídricos das bacias do Tamanduatéi e Tietê: estratégias e desafios." O tema, fundamental, para o futuro da maior metrópole do Brasil, exemplifica bem o espírito da semana organizada pelo governo federal.

Todas as atividades cadastradas pelas diversas instituições que participam do evento pode ser consultado no site oficial. Basta clicar primeiro nos mapas e depois nos Estados para que a lista das cidades apareça. O endereço é semanact2005.mct.gov.br/index.php


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.