O evento ocorrerá entre 10h e 12h no auditório da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)
Convidada será Thelma Krug, pesquisadora do Inpe e ex-vice-presidente do IPCC; as inscrições são gratuitas
Convidada será Thelma Krug, pesquisadora do Inpe e ex-vice-presidente do IPCC; as inscrições são gratuitas
O evento ocorrerá entre 10h e 12h no auditório da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP – A série Conferências FAPESP 2025 retorna nesta sexta-feira (30/05) com o tema “Transição Energética”. A convidada será Thelma Krug, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
O evento, que ocorrerá entre 10h e 12h no auditório da FAPESP, dá continuidade à série de debates que visa reunir as contribuições da comunidade acadêmica para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) no mês de novembro.
A abertura será feita por Oswaldo Baffa, coordenador da Comissão Organizadora das Conferências FAPESP.
A conferência abordará as orientações das políticas nacionais relacionadas ao desenvolvimento de fontes renováveis, exploração de petróleo e melhoria da eficiência energética de equipamentos elétricos e veículos automotores.
Na sequência, haverá um debate com os pesquisadores André Furtado (Universidade Estadual de Campinas) e Helder Queiroz (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A discussão terá foco em questões relacionadas à captura e armazenamento de carbono (BECCS) e à captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS) em atividades de difícil abatimento, especialmente nos setores energético e industrial, e no desenvolvimento de rotas de produção, armazenamento e uso de hidrogênio de baixo carbono.
Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da FAPESP. O endereço da Fundação é rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.
Mais informações: fapesp.br/17556/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.