Editora da USP lança livro sobre a história da universidade, incluindo biografia dos 23 reitores

Tradições uspianas
18 de agosto de 2006

Editora da USP lança livro sobre a história da universidade, incluindo biografia dos 23 reitores, curiosidades sobre as vestes utilizadas nos cerimoniais de posse e o significado de vários símbolos da instituição

Tradições uspianas

Editora da USP lança livro sobre a história da universidade, incluindo biografia dos 23 reitores, curiosidades sobre as vestes utilizadas nos cerimoniais de posse e o significado de vários símbolos da instituição

18 de agosto de 2006

Editora da USP lança livro sobre a história da universidade, incluindo biografia dos 23 reitores

 

Por Thiago Romero

Agencia FAPESP - Resgatar parte da memória e da tradição da Universidade de São Paulo (USP) por meio de um breve resumo de seus 70 anos de história. Contar a origem dos professores que se transformaram em reitores, as curiosidades sobre o cerimonial de posse e o significado dos símbolos que representam a universidade.

Todas essas informações constam do livro Universidade de São Paulo: seus reitores e seus símbolos, que acaba de ser lançado pela Editora da USP. A autora é a administradora Rosana de Oliveira Oba, que trabalha há 22 anos na instituição. De 1993 a 2005, assessorou o professor Adolpho José Melfi na Administração Central da Reitoria, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, na Vice-Reitoria e no Gabinete do Reitor.

Por receber com freqüência professores visitantes de várias partes do país e do exterior, que muitas vezes questionavam sobre a história da universidade e, principalmente, de seus reitores, Rosana decidiu escrever o livro.

"Muitos não sabem, mas a tradição da USP foi herdada da Universidade de Coimbra, em Portugal. Os professores europeus influenciaram decisivamente na criação da universidade", disse Rosana à Agência FAPESP. "As vestes utilizadas no cerimonial de posse, por exemplo, também foram herdadas de Coimbra."

As chamadas roupas talares são formadas pela samarra (espécie de casaca curta) que é utilizada sobre a beca preta, pelo capelo (chapéu privativo dos reitores, que faz alusão à coroa real) e pelo colar doutoral. "A samarra e o capelo devem ser da cor branca para representar a união do conhecimento. O colar doutoral é o símbolo da integração entre todas as unidades universitárias", explica Rosana.

Além de apresentar as biografias dos 23 reitores da USP, desde 1934 até os dias atuais, o livro descreve a evolução dos processos de eleição para o cargo. Os mandatos, que inicialmente duravam três anos, foram ampliados para quatro anos em 1969. O registro da primeira mulher reitora da USP, fato que ocorreu apenas em 2005 com a eleição da professora Suely Vilela, também consta da publicação.

No capítulo sobre simbologia, a autora apresenta dados interessantes sobre a Praça do Relógio. "Os 12 painéis esculpidos na torre da praça representam o mundo da realidade e da fantasia. Os desenhos remetem a diferentes áreas do conhecimento, como astronomia, química, biologia, ciências sociais e poesia", destaca Rosana, que atualmente trabalha no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP.

A publicação, que terá versão em inglês, contou com patrocínio da Petrobras e do Banco Santander Banespa.

Mais informações: rooba@usp.br ou (11) 3091-3402.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.