Trabalhos para a Amazônia
09 de agosto de 2004

Prêmio Professor Samuel Benchimol, do Ministério do Desenvolvimento, pretende promover uma reflexão sobre as perspectivas econômicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da região amazônica

Trabalhos para a Amazônia

Prêmio Professor Samuel Benchimol, do Ministério do Desenvolvimento, pretende promover uma reflexão sobre as perspectivas econômicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da região amazônica

09 de agosto de 2004

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professor Samuel Benchimol, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para selecionar projetos relevantes para o desenvolvimento econômico, tecnológico e sócio-ambiental da região amazônica.

"Essa iniciativa tem o mérito de congregar todos os setores envolvidos com a Amazônia, incluindo governo, entidades empresariais e comunidade científica. Esperamos que o prêmio sirva de paradigma para novos projetos em prol da Amazônia", disse Sérgio Melo de Oliveira, superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), à Agência FAPESP.

A entrega da premiação será no dia 26 de novembro, em Manaus, durante o Fórum Anual sobre a Amazônia, que será constituído de painéis para a apresentação e discussão das estratégias e políticas para a região. A comissão julgadora irá selecionar nove projetos para o prêmio, classificados em três áreas: econômica/tecnológica, ambiental e social. O valor total da premiação será de R$ 150 mil, divididos entre os três primeiros colocados em cada área.

"A idéia é fomentar a interação permanente entre os setores governamental, empresarial, acadêmico e social da região amazônica", disse Oliveira. "Vale ressaltar que os melhores trabalhos serão apresentados a potenciais investidores públicos e privados e poderão receber financiamentos para suas implantações."

A escolha do nome dado ao prêmio é uma homenagem ao escritor, pesquisador e empresário Samuel Benchimol, reconhecido internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras sobre a Amazônia. Falecido em 2002, aos 78 anos, Benchimol foi professor emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos.

Autor de 109 livros relacionados à vida, economia e sociedade da região, Benchimol foi ferrenho defensor da necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia devesse respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 6 de outubro no site www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.